MODELO DE NEGÓCIOS AIR-TO-CASH: O ESTUDO DE CASO DA BRASIL OZÔNIO
Resumo
Método: Foi desenvolvida pesquisa qualitativa de caráter exploratório por meio de estudo de caso único. O instrumento de pesquisa foi baseado na arquitetura de seis componentes do modelo de negócios proposta por Pedroso (2016). A coleta de dados consistiu de entrevistas semiestruturadas com a Alta Administração da empresa e uso de fontes secundárias de informação.
Resultados: Foi verificado que a empresa estudada apresenta uma proposta de valor ambientalmente correta e um modelo econômico com adequada geração de valor, além de considerar um modelo de inovação que incorpora elementos de inovação de produtos, de processos e de modelo de negócios. A análise dessa empresa ofereceu subsídios para a proposição de um novo padrão de modelo de negócios, denominado Air-to-Cash pelos autores da pesquisa.
Conclusão: O êxito obtido pela empresa estudada (até o momento da pesquisa) está associado ao seu modelo de negócios Air-to-Cash, que é intensivo em conhecimento. Trata-se de um padrão inédito de modelo de negócios (segundo conhecimento dos autores). A identificação desse modelo, num primeiro momento, e sua replicação (total ou parcial) pode contribuir para que empreendedores e pequenas empresas gerem maior valor nas suas atividades.
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