NÃO-MANUAL DO EMPREENDEDORISMO: ATIVIDADES REFLEXIVAS PARA UMA EDUCAÇÃO EMPREENDEDORA
Resumo
Palavras-chave
Texto completo:
PDFReferências
Referências
Bastos, M. F., & Neto, B. S. (2018). Não Manual de Empreendedorismo: Ferramentas práticas para quem quer transformar experiências (1ª ed.). Divinópolis: Editora A.
Bastos, M. F., & Teodósio, A. dos S. de S. (2016). Frame na construção de negócios sociais: um estudo dos debates e embates na cidade de Belo Horizonte. 2016.
Bendassolli, P., Wood Jr., T., Kirschbaum, C., & Cunha, M. P. (2009). Indústrias Criativas: definição, limites e possibilidades. Revista de Administração de Empresas, 49(1), 10-18.
Binks, M., & Vale, P. (1990). Entrepreneurship and economic change. London: McGraw-Hill.
Bygrave, W. D. (2004). The entrepreneurial process. In W. D. Bygrave & A. Zacharakis (Eds.). The portable MBA in entrepreneurship. Hoboken, NJ: John Wiley & Sons.
Cantillon, R. (1931). Essai sur la nature du commerce en général. Editado por Henry Higgs – (Coleção Reprints of Economic Classics). Nova Iorque: Augustus M. Kelley, [1734].
Cross, N. (2011). Design Thinking: Understanding How Designers Think and Work. Berg, Oxford and New York.
Davidsson, P. (2004). Researching entrepreneurship. New York: Springer.
Demasi, D. (2000). O Ócio Criativo (6ª ed.). Rio de Janeiro: Sextante.
Dolabela, F. (2018). Prefácio. In A. Bastos & Neto (Coord.), Não Manual de Empreendedorismo: Ferramentas práticas para quem quer transformar experiências (pp. 05-07). Divinópolis: Editora A.
Filardi, F., Barros, F. D., & Fischmann, A. A. (2014). Do homo empreendedor ao empreendedor contemporâneo: evolução das características empreendedoras de 1848 a 2014. Revista Ibero-Americana de Estratégia, 13(3), 123-140.
Filion, L. J. (1999). Empreendedorismo: empreendedores e proprietários-gerentes de pequenos negócios. Revista de Administração, 34(2), 6-28.
Filion, L. J. (2000). Empreendedorismo e gerenciamento: processos distintos, porém complementares. Revista de Administração de Empresas, 40(3), 2-7.
Flick, U. (2009). Introdução à pesquisa qualitativa. Porto Alegre: Artmed.
Kilby, P. (1971). Entrepreneurship and Economic Development, New York: Free Press; London: Collier-Macmillan.
Knight, F. (1964). Risk, Uncertainty, and Profit. New York: Augustus Kelly.
Kirzner, I. M. (1983). Entrepreneurs and the entrepreneurial function: a commentary. In: RONEN, Joshua (Ed.). Entrepreneurship. Boston: Lexington Books.
Landry, C. (2014) The Creative City. A Toolkit for Urban Innovation. London: Earthscan.
Leinbestein, H. (1968). Entrepreneur and development. The American Economic Review, 58(2), 72-84.
Lima, S. M. S. (2012). Polos Criativos: um estudo sobre os pequenos territórios criativos brasileiros. Brasília. pp.1-168. Recuperado de https://docplayer.com.br/4184453-Polos-criativos-um-estudo-sobre-os-pequenos-territorios-criativos-brasileiros.html.
Marchette, T.; Nascimento, R. S. do, & Freder, S. M. (2013). Cenário da Economia Criativa no Brasil: Plano Nacional de Cultura e a Rede de Economia Criativa do Paraná. Economia Criativa da Agência de Inovação da UFPR. Recuperado de http://issuu.com/agenciadeinovacaoufpr/docs/ livro_economia_criativa.
Mcclelland, D. C. (1965). Toward a theory of motive acquisition. American Psychologist, 20(5), 321-333.
Mello, M., & Nunes, L. (2018). A importância da Educação Empreendedora para a cultura e formação de novos empreendedores. Saber Humano: Revista Científica da Faculdade Antonio Meneghetti, 8(13), 152-173.
Menger, C. (1871). Principles of Economics. New York: University Press.
Mill, J.S. (1848). The Principles of Political Economy: with some of their applications to social philosophy. London: Longmans, Green and Co.
Ministério da Cultura do Governo Federal - MINC. Plano da Economia Criativa do país para o período de 2011 – 2014. Disponível em [http://www2.cultura.gov.br/ site/wp-content/uploads/2012/08/livro_web2edicao.pdf].
Nassif, V., Amaral, D., Pinto, C., Soares, M., & Prando, R. (2009). Formação empreendedora: aspectos convergentes e divergentes sob a ótica de alunos, professores, pais e empreendedores. RAEP Administração: Ensino e Pesquisa, 10(2), 73-96.
Reis, A. C. F. (2008). Transformando a Criatividade Brasileira em Recurso Econômico In Economia criativa: como estratégia de desenvolvimento: uma visão dos países em desenvolvimento. São Paulo: Itaú Cultural.
Rusu, S., Arad, A. V., Cureteanu, R. Lucian, F. I, & Csorba, L. (2014). Entrepreneurship and entrepreneur: A review of literature concepts. African Journal of Business Management, 6(10).
Santos-Duisenberg, E. dos. (2008). A Economia Criativa: Uma Opção de Desenvolvimento Viável? In: Economia criativa como estratégia de desenvolvimento: uma visão dos países em desenvolvimento. São Paulo: Itaú Cultural.
Sant'Anna, A. S., & Diniz, D. M. (2017). (Re-)significando o Espaço como Capital: Contribuições de Estudo com Empreendedores Locais. BBR, Brazilian Business Review, Vitória, 14(5), 544-558.
Sant'Anna, A. S., Nelson, R. E., & Oliveira, F. B. (2011). Empreendedorismo e o desenvolvimento do turismo na cidade de Tiradentes. Revista Acadêmica do Observatório de Inovação do Turismo, 6(1), 1-27.
Schaefer, R., & Minello, I. F. (2016). Educação Empreendedora: Premissas, Objetivos e Metodologias. Revista Pensamento Contemporâneo em Administração, 10(3), 60-81.
Schaefer, R, & Minello, I. F. (2017). Mentalidade Empreendedora: O Modo de Pensar do Indivíduo Empreendedor. Revista de Empreendedorismo e Gestão de Pequenas Empresas, 6(3), 495-524.
Schumpeter, J. A. (1947). The creative response in economic history. The Journal of Economic History, 7(2), 149-59.
Schumpeter, J. A. (1961). Capitalismo, socialismo e democracia. Rio de Janeiro: Fundo de Cultura.
Sarkar, S. (2008). Empreendedorismo e inovação (3ª ed.). Lisboa: Escolar Editora.
Say, J. B. (2008). A treatise on political economy (6th ed.). New York: Sentry Press.
Souza Neto, B. (2008). Contribuição e elementos para um Metamodelo empreendedor brasileiro: O empreendedorismo de necessidade do “virador”. São Paulo, Editora Blucher.
Vale, G. M. V.(2014). Empreendedor: origens, concepções teóricas, dispersão e integração. Revista de Administração Contemporânea, 18(6), 874-891.
Versiani, A. F., & Guimaraes, L. O. (2004). A Construção da Carreira de “Empreendedor”: Delineando as Bases do Aprendizado e Conhecimento na Criação de empresas. Encontro Nacional dos Programas de Pós-Graduação em Administração, São Paulo, SP, Brasil, 28.
DOI: https://doi.org/10.6034/rmpe.v15i1.1426
Apontamentos
- Não há apontamentos.