INTERAÇÃO FAMÍLIA E NEGÓCIOS SOB A PERSPECTIVA DA F-PEC

Lidiane Cássia Comin, Carla Fabiana Cazella, Andrezza Aparecida Saraiva Piekas, Ieda Margarete Oro, Juliano Danilo Spuldaro

Resumo


O objetivo deste estudo é compreender como os elementos da F-PEC: poder, experiência e cultura, interferem na interação entre família e empresa. Adotando a abordagem qualitativa, desenvolveu-se o estudo por meio de entrevistas que possibilitou a compreensão das inter-relações dos aspectos familiares com as questões da dinâmica organizacional. Os resultados demonstram que as crenças e os comportamentos familiares interferem no direcionamento dos negócios, confirmando os pressupostos de que as relações familiares influenciam as ações da empresa, assim como acontecimentos e aspectos do negócio exercem influência significativa na vida dos membros familiares. As limitações desta pesquisa centram-se na impossibilidade de generalização dos resultados, pois as formas de poder, experiência e cultura, de cada sistema familiar podem ter características heterogêneas. A contribuição deste estudo está na compreensão das discussões acerca da interação entre família e negócios, e permite ampliar a literatura de negócios familiares, e promover o avanço no campo. Contribui também de maneira prática, na compreensão de como os valores da família sobrepõem o sistema dos negócios, bem como o comprometimento da família para com a empresa para a geração de resultados.

Palavras-chave


Negócios familiares; F-PEC; Poder; Cultura; Experiência

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DOI: https://doi.org/10.6034/rmpe.v15i1.1434

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