ORIENTAÇÃO EMPREENDEDORA: REVISITANDO CONCEITOS E APROXIMANDO COM A INTERNACIONALIZAÇÃO DAS ORGANIZAÇÕES
Resumo
Este artigo aborda a orientação empreendedora em organizações como fator de melhor desempenho organizacional tanto no mercado local como no global, finalizando com aspectos de sua relação com a internacionalização das organizações. O empreendedorismo é uma das importantes áreas de estudo quando se trata de desenvolvimento. Schumpeter (1982) definiu o empreendedor como aquele que destrói a ordem econômica existente pela introdução da inovação, sendo responsável pela geração de riqueza e o desenvolvimento. Aplicando o conceito de empreendedorismo à organização, surge a orientação empreendedora (LUMPKIN e DESS, 1996): o processo empreendedor, o empreendedorismo no nível organizacional. A orientação empreendedora pode influenciar positivamente a performance de uma organização (MILLER, 1983; COVIN e SLEVIN, 1991; ZAHRA, 1993), como também é positivamente associada com o crescimento da organização (ZAHRA e COVIN, 1995 e WIKLUND, 1999). Zahra e Garvis (2000) também apontam que a orientação empreendedora aumenta a relação entre a internacionalização da organização e o crescimento em organizações estabelecidas.
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PDFDOI: https://doi.org/10.6034/172
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