Visual merchandising: estratégia para consumidores de moda infantil

Sanmyria Araujo da Silva, Liliane Araujo Pinto, Simone Ferreira de Albuquerque, ELVIA FLORENCIO TORRES XIMENES

Resumo


Em um cenário de competitividade, as crianças estão cada vez mais recebendo estímulos para o consumo (NISHIYAMA, 2010). Com isso, as empresas buscam estratégias para atrair o interesse desse público e o Visual Merchandising (VM) tem sido uma estratégia muito utilizada para esse fim. Nesse contexto, objetivou-se analisar estratégias de VM utilizadas pelas empresas de moda infantil para promover a fidelização dos consumidores. Realizou-se uma pesquisa de qualitativa descritiva, através de um estudo de casos múltiplos, analisando-se cinco empresas de moda infantil na cidade de Teresina/PI por meio da observação e entrevista com os gestores. Concluiu-se que três, dentre as cinco empresas analisadas, contratam profissionais especializados para desenvolver o VM, refletido no ambiente físico das empresas. No contexto estudado, os pais, em sua maioria, decidem o que comprar de acordo com a indicação dos filhos, reforçando a importância de “conquistar” os consumidores infantis.

Palavras-chave


Moda infantil. Consumo. Estratégia. Visual merchandising

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DOI: https://doi.org/10.6034/rmpe.v16i3.1739

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