Direcionamento estratégico para a Associação de Fomento à Produção Orgânica

Wagner Lopes Klein, José Ademir Gomes dos Santos, Luiz Alves Feitosa Filho, Tersio Abel Pezenti, Geysler Rogis Flor Bertolini

Resumo


O Relato Técnico tem como objetivo demonstrar sugestões de melhorias diagnosticadas a Associação de Fomento à Produção Orgânica – AFAPO, da empresa Biorgânica, situada no município de Realeza, Sudoeste do Paraná, de forma a contribuir para sua divulgação pública e para o desenvolvimento de instrumentos que facilitem a medição entre a associação e seus associados. O uso de ferramentas do método de Agroperformance foram utilizadas, objetivando identificar a atual situação da organização no mercado. Como resultado, foram apresentadas algumas soluções aos dirigentes e sugestões de melhorias para futuras intervenções. Para tanto, desenvolveu-se um protocolo de produção técnica com clara aplicação prática mas que utiliza os preceitos de uma pesquisa acadêmica. O protocolo é indicativo e pode ser utilizado para apresentar um caso em sua totalidade ou, de forma mais específica, apresentar um relato de um tópico de grande relevância para o conhecimento ou a experiência na área de estudo, sempre voltado à prescrição de soluções de  caráter técnico e prático para a área de estudo correlata. Porém para que isso ocorra, é fundamental que a empresa tenha estrutura para expansão, sugerindo-se então algumas intervenções a serem aplicadas a organização como definir e disseminar a Missão e Visão Organizacional, elevar o número de funcionários com mão de obra especializada afim de ampliar a produção, aproveitar o ponto comercial que está subutilizado e realizar parcerias estratégicas para ampliação do mercado e o fortalecimento da marca.

Palavras-chave


Associativismo; Produtos Orgânicos; Gestão de Pessoas, Consultoria Empresarial

Texto completo:

PDF

Referências


AFAPO: Associação de Fomento à Produção Orgânica. Estatuto. Realeza-PR, março de 2019.

ALVES, J. N.; SILVA, T. B., TAVARES, C. E., DAL-SOTO, F. A utilização do planejamento estratégico como ferramenta de gestão na pequena empresa. Revista da Micro e Pequena Empresa, v. 7, n. 2, 2013.

ANDRADE, M. M. Introdução à metodologia do trabalho científico: elaboração de trabalhos na graduação. 9.ed. São Paulo: Atlas, 2009.

ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DO AGRONEGÓCIO. Setor de orgânicos deve crescer 30% no País. Disponível em: http://www.abag.com.br/sala_imprensa/interna/abag-setor-de-

organicos-deve-crescer-30-no-pais. 2019. Acessado em 20 junho 2021.

AZEVEDO E.; RIGON S. A. Sistema alimentar com base no conceito de sustentabilidade. In: Taddei JA, Lang RMF, Longo Silva G, Toloni MHA, eds. Nutrição em saúde pública. São Paulo: Rubio; 2010.

BASSAN, E. J. Gestão da Qualidade: Ferramentas, Técnicas e Métodos. 1ª edição – Curitiba, Pr. 2018. 153p.

CIRILO, J.A. Crise hídrica: Desafios e Superação. Revista USP, n. 106, p. 45-58, 2015.

KOTLER, P.; KELLER, K. L. Administração de Marketing. São Paulo: Pearson, 2007.

LIMA, E. D.; FILION, L. J.; DALFOVO, O. & JUNIOR, V. U. Gestão Estratégica e compartilhamento da visão em micro e pequenas empresas. Revista Ibero Americana de Estratégia, v. 12, n. 2, p. 12-41, 2013.

LOPES, F. F. et al. Agroperformance: um método de planejamento e gestão estratégica para empreendimentos agro visando alta performance. São Paulo: Atlas, 2012.

MALHOTRA, N. K. Pesquisa de marketing: uma orientação aplicada. 4ª Ed. Porto

Alegre: Bookman, 2004.

MENDONÇA, Helenides; FERREIRA, Maria Cristina; NEIVA, Elaine Rabelo. Análise e diagnóstico organizacional: Teoria e Prática. Vetor Editora, 2020.

NAKAGAWA, Marcelo. Ferramenta: análise SWOT (clássico). Editora Globo, 2017. Disponível em: . Acesso em: 05 de julho de 2021.

OLIVEIRA, L. M.; PEREZ JR., J. H.; SILVA, C. A. S. Controladoria Estratégica. 3. Ed. São Paulo: Atlas,2005.

PIMENTA, M. L. Comportamento do Consumidor de Alimentos Orgânicos na Cidade de Uberlândia: um Estudo com Base na Cadeia de Meios e Fins. 2008. 125 f. Dissertação (Mestrado em Administração) -Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2008.

POSSARLE, R. Gestão: Ferramentas da qualidade. 1. Ed. São Paulo: SENAISP, 2014.

RAUPP, F. M.; BEUREN, I. M. Metodologia da pesquisa Aplicável às

Ciências Sociais: Como elaborar trabalhos monográficos em contabilidade.

Teoria e prática. 3ª edição. São Paulo: Atlas, 2006.

VALLE, R.; OLIVEIRA, S. B. Análise e modelagem de processos de negócio: foco da notação BPMN (Business Process Modeling Notation). São Paulo: Atlas, 2009.

VENDRUSCOLO, B.; HOFFMANN, V. E. & FREITAS, C. A. Ferramentas de gestão estratégica, stakeholders e desempenho de organizações do ramo particular de saúde do Distrito Federal. Revista Ibero-Americana de Estratégia - RIAE, v. 11, n. 1, p. 30-61, 2012.

VILAS BOAS, S. H. T.; SETTE, R. S.; BRITO, M. J. Comportamento do consumidor de produtos orgânicos: uma aplicação da cadeia de meios e fins. Organizações Rurais & Agroindustriais, v. 8, n. 1, p. 25-39, 2015.




DOI: https://doi.org/10.6034/rmpe.v18i1.1762

Apontamentos

  • Não há apontamentos.