Impactos da Educação Empreendedora na Intenção Empreendedora: análise pelo método Pro Know-C

Errol Fernando Zepka Pereira Junior, Rogerio Tadeu de Oliveira Lacerda, Pedro Antônio de Melo

Resumo


Os impactos da educação empreendedora (EE) na intenção empreendedora (IE) vêm sendo discutidas amplamente na literatura. Apesar dos diversos estudos, ainda há falta de consenso na área, uma vez que existem estudos afirmando a relação positiva da EE na IE, enquanto outras pesquisas apresentam evidências do oposto. Esta pesquisa tem como escopo analisar os impactos que a educação empreendedora tem na intenção empreendedora, e visa identificar na literatura um portfólio bibliográfico relevante e alinhado à temática. A metodologia Proknow-C foi utilizada para a seleção e análise bibliométrica dos artigos. Entre os resultados estão: (i) um PB composto por 23 artigos alinhados ao tema e com evidências de reconhecimento científico; (ii) o Entrepreneurship: Theory and Practice; Journal of Business Venturing; Journal of Small Business Management; Education and Training; Journal of Small Business and Enterprise Development; International Entrepreneurship and Management Journal; e Entrepreneurship and Regional Development, como os mais proeminentes no assunto; (iii) dos 50 autores relacionados ao PB, destaca-se Paul Westhead, com 2 artigos na amostra; (iv); as palavras-chave mais comumente encontradas em artigos de PB são “Entrepreneurial intention” e “Entrepreneurship education”, seguidas dos termos “Entrepreneurship” e “Theory of planned behaviour”. Os resultados obtidos contribuem para novos estudos relacionados ao tema e oferecem um processo replicável para sua atualização.


Palavras-chave


Educação Empreendedora. Intenção Empreendedora. Análise sistêmica. Construtivismo. Proknow-C.

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DOI: https://doi.org/10.6034/rmpe.v16i3.1777

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