Gestão da inovação em serviços de estética e emagrecimento: estudo de uma empresa no município de Guarapuava-PR

Lucileia Galdino Moreno, Zoraide da Fonseca Costa

Resumo


O presente estudo possui como objetivo geral analisar de que forma uma pequena empresa de serviços de estética e emagrecimento tem articulado seu contexto interno e seus processos para gerenciar a inovação. Realizou-se uma pesquisa qualitativa, utilizando o método do estudo de caso e aplicando entrevistas em profundidade para a coleta de dados. Os discursos foram analisados e interpretados por meio da técnica de análise de conteúdo. Neste artigo optou-se pela estrutura integrada para a gestão estratégica da inovação em serviços proposta por Den Hertog (2010). Os resultados apontaram que, as dimensões da inovação em serviços, individualmente ou combinadas, conduziram para funções de serviços novas para a empresa e resultaram em inovações do tipo incremental. Verificou-se que para criar e realizar inovações, a empresa pesquisada recorre a diversas capacidades dinâmicas de gestão da inovação em serviços. Destarte, a inovação em serviços assumiu várias formas e está vinculada a diferentes partes do processo de criação de valor dessa empresa.

Palavras-chave


Gestão da inovação em serviços; Inovação em serviços; Setor de serviços.

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DOI: https://doi.org/10.6034/rmpe.v18i1.1882

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