Análise da gestão do capital de giro e dos impactos da pandemia do COVID-19 em uma microempresa de serviço de buffet

Kascilene Gonçalves Machado, Beatriz Barros Garcia

Resumo


Este trabalho apresentou um estudo de caso realizado em uma microempresa de prestação de serviço de buffet com o objetivo de verificar como esta empresa conseguiu se manter no mercado diante dos desafios imposto pela pandemia do Covid-19 com foco na gestão do capital de giro. Empresas correlacionadas à área de eventos tiveram suas atividades interrompidas devido ao distanciamento social. A paralisação de atividade impacta o capital de giro da empresa. Sem poder funcionar e sem capital de giro suficiente a empresa está fadada ao fracasso. No entanto, a pesquisa evidenciou um caso de sucesso, em que apesar das dificuldades impostas pela pandemia, a empresa de buffet continua prestando seus serviços nos dias atuais. Os resultados da pesquisa indicam que a gestora reinventou o seu negócio durante a crise e que há uma gestão eficiente do capital de giro. O estudo é relevante, pois identifica as ações tomadas em períodos de crise e as práticas de gestão do capital de giro, que servirão como base para auxiliar outros empreendedores de como gerenciar seu próprio negócio de forma mais assertiva.

Texto completo:

PDF


DOI: https://doi.org/10.6034/rmpe.v18i2.1892

Apontamentos

  • Não há apontamentos.