A transformação digital no varejo dos pequenos negócios: o papel das mídias sociais, dos influenciadores e do boca-a-boca eletrônico (eWOM) nas decisões de compra das mulheres

Patrícia Leite da Silva, Alessandra Cassol, Claudia Regina Franceschetto de Bona, Marcio Luiz Marietto

Resumo


Este estudo investiga a influência das mídias sociais, dos influenciadores digitais e do boca-a-boca eletrônico na decisão de compra no varejo feminino dos pequenos negócios. Utilizando uma abordagem quantitativa descritiva, foram coletados 376 questionários com consumidores de produtos de segunda mão de pequenos negócios. Os dados foram analisados usando a técnica de modelagem de equações estruturais no Software SmartPLS. Os resultados indicam que a comunicação dos pequenos negócios nas mídias sociais e o boca-a-boca eletrônico exercem uma influência positiva na decisão de compra. No entanto, descobriu-se que os influenciadores digitais não têm influência significativa na decisão de compra. Esses resultados têm implicações práticas, destacando a importância dos pequenos negócios de varejo feminino estarem ativas nas mídias sociais para manterem proximidade com os clientes e alcançarem vantagem competitiva. A presença e interação dos pequenos negócios nas redes sociais são fundamentais para essa estratégia de marketing digital. Este estudo preenche uma lacuna na literatura ao oferecer insights valiosos sobre o impacto das mídias sociais, dos influenciadores digitais e do boca-a-boca eletrônico nas decisões de compra das consumidoras do varejo feminino nos pequenos negócios. Além disso, ressalta a necessidade de futuras pesquisas para uma compreensão mais abrangente desses fenômenos.


Palavras-chave


Pequenos negócios; Mídias Sociais; Boca-a-boca Eletrônico; Influenciadores digitais; Comportamento do Consumidor

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DOI: https://doi.org/10.6034/rmpe.v18i1.2104

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