Análise comparativa do perfil empreendedor entre motoristas autônomos e funcionários no transporte rodoviário de cargas / Entrepreneur profile of comparative analysis between independent drivers and employees in the road transport of freight

Marcelo Jacober de Moraes, Marcos Hashimoto, Tiago Zanett Albertini, Jair Sbaraini

Resumo


Embora pouco explorada em estudos acadêmicos, a categoria profissional de motoristas de caminhões representa ótimo potencial de estudos sobre este tipo de decisão, pois no Brasil, existe considerável diversidade de modelos de relacionamento entre motoristas e empregadores/clientes. O objetivo da pesquisa foi identificar diferenças de perfil empreendedor entre três categorias de motoristas: autônomos (trabalham por conta própria), funcionários (relação empregatícia formal) e agregados (possuem caminhão próprio, mas trabalham dedicados a uma empresa apenas), como forma de inferência sobre a decisão de abandonar o emprego para se tornar empreendedor com o próprio caminhão. Os atributos adotados nesta análise estão fundamentados nos estudos de Schmidt & Bohnenberger (2009): Auto Eficaz; Assume Riscos Calculados; Planejador; Detecta Oportunidades; Persistente; Sociável; Inovador; e Líder. A amostra de 210 motoristas representou igualmente as três categorias, delimitada no município de Campinas/SP, e os dados obtidos por questionário múltipla escolha no formato Likert, previamente validado. O estudo conclui que o perfil empreendedor pode ter influência na decisão do funcionário em seguir a profissão como empreendedor, mas, por ser um construto multidimensional, deve ser interpretado apenas sob a consideração de outros conjuntos de variáveis.

Although little explored in academic studies, the professional status of truck drivers is great potential for studies of this type of decision, because in Brazil there is considerable diversity of models of the relationship between drivers and employers/clients. The objective of this research was to identify differences between entrepreneurial three categories of drivers: autonomous (self-employed), employees (formal employment relationship) and aggregates (have own truck, but a company dedicated to working only), as a form of inference on the decision to leave the job to become an entrepreneur with his own truck. The attributes adopted in this analysis are based on studies of Bohnenberger & Schmidt (2009): Effective Self; Takes Calculated Risks, Planner, Detects Opportunities; persistent, sociable, Innovative, and Leadership. The sample of 210 drivers also represented the three categories defined in Campinas/SP, and data collected with a multiple-choice Likert format, previously validated.  The study concludes that the entrepreneurial profile may influence the decision of the employee to follow the profession as an entrepreneur, but it is a multidimensional construct, should be interpreted only under the consideration of other sets of variables.


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DOI: https://doi.org/10.6034/405

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