Contabilidade como uma ferramenta da gestão: um estudo em micro e pequenas empresas do ramo de comércio de Dourados-MS / Accounting as a tool of management: a study in micro and small industry the trade Dourados-MS

Rosemar Jose Hall, Vnilson Camacho da Costa, Fernanda Kreuzberg, Geovanne Dias Moura, Nelson Hein

Resumo


A contabilidade e a gestão sempre estiveram interligadas, sendo o contador o elo para descrever as evoluções econômicas e financeiras das organizações. Quando as técnicas contábeis são plenamente utilizadas, é possível contribuir não somente com as obrigações fiscais e trabalhistas, mas também auxiliar no processo de tomada de decisão, sendo possível prever problemas, fazendo com que os administradores tomem medidas preventivas, antecipando soluções. Este trabalho tem por objetivo identificar e avaliar o uso das ferramentas contábeis na gestão das micro e pequenas empresas do comércio de vestuário na cidade de Dourados-MS. Para a realização da pesquisa foi realizado uma pesquisa descritiva, por meio de um estudo de campo, com abordagem quantitativa. O levantamento de dados foi realizado com sócios gerentes ou gerentes das empresas do comercio de confecções na área central da cidade de Dourados-MS. Utilizou-se um questionário estruturado composto de variáveis descritivas e analíticas. Os resultados revelam que os empresários utilizam das informações contábeis, mas, ainda de forma tímida e muito mais pelos seus conhecimentos do negócio do que pelas informações geradas pela contabilidade.

The accounting and management have always been intertwined, and the accountant the link to describe the evolution of economic and financial organizations. When the accounting techniques are fully utilized, can contribute not only with the fiscal obligations and labor, but also assist in the process of decision making, and can anticipate problems, causing administrators taking preventative measures, anticipating solutions. This study aims to identify and evaluate the use of accounting tools in the management of micro and small enterprises in the garment trade city of Golden-MS. To conduct the survey was conducted a descriptive study through a field study with a quantitative approach. The survey was conducted with the managing partners or managers of companies in the garment trade in the downtown area of Golden-MS. We used a structured questionnaire composed of descriptive and analytical variables. The results show that business use of accounting information, but still a shy way and more by their knowledge of business than the information generated by accounting.


Texto completo:

PDF


DOI: https://doi.org/10.6034/473

Apontamentos

  • Não há apontamentos.