Ensino do marketing empreendedor: descrição e análise comparativa de experiências realizadas em duas regiões brasileiras / Education marketing entrepreneur: description and comparative analysis of experiments conducted in two brazilian regions

Ricardo Limongi, Marcelo Ferreira Tete, Marcos Inacio Severo de Almeida, Candido Borges

Resumo


Os métodos instrucionais no processo de ensino do empreendedorismo têm sido questionados na literatura sobre educação empreendedora por serem basicamente de reprodução (BÉCHARD, 2000; SOUZA et al., 2004), o que contraria a necessidade de criação de um ambiente propício à aprendizagem do empreendedorismo, por meio da utilização de técnicas alternativas como estudos de casos, jogos e teatro popular (SOUZA et al., 2004). A partir dessa discussão sobre a educação empreendedora e as contribuições de novas técnicas de ensino, o presente artigo tem como objetivo descrever e avaliar dois projetos de ensino do empreendedorismo, mais especificamente, do marketing empreendedor (MORRIS; SCHINDEHUTTE; LAFORGE, 2002). O primeiro realizado em 2009 na Universidade Federal de Rondônia envolvendo 90 alunos, e outro realizado em 2011, com 38 alunos da Universidade Federal de Goiás. Para a investigação científica do trabalho optou-se pela abordagem metodológica de estudo exploratório e descritivo para avaliar, por meio de questionário estruturado, a percepção dos estudantes sobre os projetos analisados. Dessa forma os resultados obtidos demonstraram que as experiências vivenciais contribuem de maneira significativa para a formação de estudantes do ensino superior em Administração ou representam uma opção efetiva de ensino do empreendedorismo.

The instructional methods in the teaching of entrepreneurship have been questioned in the literature on entrepreneurial education because they basically play (BECHARD, 2000; SOUZA et al., 2004), which contradicts the need for creating an environment conducive to learning entrepreneurship , through the use of alternative techniques such as case studies, and theater popular games (SOUZA et al. 2004). From this discussion on entrepreneurial education and the contributions of new teaching techniques, this article aims to describe and evaluate two projects of entrepreneurship education, more specifically, the marketing entrepreneur (MORRIS; SCHINDEHUTTE; LAFORGE, 2002). First held in 2009 at the Federal University of Rondonia involving 90 students, and another conducted in 2011 with 38 students of the Federal University of Goiás For scientific research work was chosen methodological approach of exploratory and descriptive study to evaluate, through structured questionnaire, students' perceptions about the projects analyzed. Thus the results demonstrated that the life experiences contribute significantly to the training of students in higher education administration or represent an effective option of entrepreneurship education.

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DOI: https://doi.org/10.6034/476

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