A Vantagem Competitiva dos Pequenos Varejistas de Material para Construção Diante das Grandes Empresas do Mesmo Setor
Resumo
A expansão econômica na Região Metropolitana da Baixada Santista faz com que pequenos varejistas de material par construção consigam sobreviver nesse mercado tão competitivo e composto, também, por grandes empresas. Este estudo visa identificar quais estratégias um grupo desses pequenos varejistas utiliza e como sobrevive nesse mercado. Utilizou-se a visão porteriana, baseada principalmente nas teorias de Cadeia de Valor, Cinco Forças do Mercado e Estratégias Genéricas, com um estudo de caso múltiplo de cinco varejistas da região. Percebeu-se que esse grupo de empresas se utiliza de parte dessa teoria para se manter competitivo, porém, sem conhecimento efetivo sobre a sua base teórica.
Palavras-chave
Texto completo:
PDFReferências
BARKI, E.; BOTELHO, D.; PARENTE, J. Varejo: desafios e oportunidades em mercados emergentes. RAE-revista de administração de empresas, v. 53, n. 6, p. 534–538, 2013.
BARROS, A. S. As centrais de Negócios como alternativa de estratégia competitiva dos pequenos e médios supermercados: Estudo de Caso da Rede Litoral de Supermercados. 2007. 201f. Dissertação (Mestrado em Gestão de Negócios) Universidade Católica de Santos, Santos, 2007.
BARROS, A. S.; CLARO, J. A. C. S. A competitividade das centrais de negócios de supermercados independentes: um estudo de caso da Rede Litoral de Supermercados. Revista Uniabeu, v. 6, n. 14, p. 112–136, 2013.
BORNHOLDT, W. Orquestrando empresas vencedoras: guia prático da Administração de Estratégias e Mudanças. Rio de Janeiro: Campus, 1997.
BRAGA JUNIOR, S. S.; MERLO, E. M.; NAGAN, M. S. Um estudo comparativo das práticas de logística reversa no varejo de médio porte. RMPE - Revista da Micro e Pequena Empresa, v. 3, n. 1, p. 64–81, 2009.
CASAROTTO FILHO, N.; CASTRO, J. E. E.; FIOD NETO, M.; CASAROTTO, R. M. Redes de Pequenas Empresas: As Vantagens Competitivas na Cadeia De Valor. In: Encontro Nacional de Engenharia de Produção – ENEGEP, 2, Anais Eletrônicos..., s.l., 1998. Disponível em: . Acesso em: 07 jun. 2011.
CLARO, J. A. C. S.; LIMA, E.; MARIANO, C. T.; OLIVEIRA, F. R.; RIBEIRO, L. C. Marketing de Varejo: como supermercados de pequeno porte conquistam clientes em bairros de Santos. eGesta - Revista Eletrônica de Gestão de Negócios, v. 5, n. 4, p. 25–74, 2009.
HITT, M. A.; IRELAND, D. R.; HOSKISSON, R. E. Administração estratégica: competitividade e globalização. São Paulo: Thomson Learning, 2002.
KOTLER, P.; ARMSTRONG, G. Introdução ao Marketing, 4ª ed, Rio de Janeiro: LTC, 2000.
LAS CASAS, A. L. Marketing de serviços. 2. ed. São Paulo: Atlas, 2000.
LEPSCH, S. L.; TOLEDO, G. L. Estratégias para o Varejo. In: Semead – Seminários de Administração USP, 3, Anais Eletrônicos, São Paulo: USP, 2000. Disponível em: . Acesso em: 14 abril 2011.
LEVY, M.; WEITZ, B. A. Administração de Varejo. São Paulo: Atlas, 2000.
LOURENÇO, C. D. S.; SETTE, R. D. S. Relacionamentos de marketing em empresas varejistas: aspectos positivos e negativos. REMark – Revista Brasileira de Marketing, v. 12, n. 3, p. 152–177, 2013.
MAÑAS, A. V.; PACANHAN, M. N. Alianças estratégicas e redes associativistas como fonte de vantagem competitiva no varejo de material de construção. RBGN - Revista Brasileira de Gestão de Negócios, v. 6, n. 14, p. 19–33, 2004.
NOVAES, A. G. Logística e Gerenciamento da Cadeia de Distribuição: estratégia, operação e avaliação. 2. Ed. Rio de Janeiro: Elsevier, 2004.
OLIVEIRA, D. P. R. Planejamento Estratégico: conceitos, metodologias e práticas. 11. ed. São Paulo: Atlas, 1997.
PACANHAN, M. N.; CHIUSOLI, C. L.; STAHL, L. M. Mudança Organizacional no Varejo: um Estudo comparado de dois setores a partir da formação de redes associativas. In: Semead – Seminários de Administração USP, 7, Anais Eletrônicos... São Paulo: USP, 2004.
PORTER, M. E. Estratégia Competitiva: técnicas para análise de indústrias e da concorrência. 2. ed. Rio de Janeiro: Elsevier, 2004.
PORTER, M. E. Vantagem Competitiva: Criando e sustentando um desempenho superior. Rio de janeiro: Elsevier, 1989.
SANTOS, R. V.; CAMPOS FILHO, L. A. N. Propostas para Aumento do Desempenho da Área de Compras em Empresa Varejista. Revista Eletrônica de Sistemas de Informação, v. 7, n. 1, artigo 2, p. 1–14, s.d.
SCOTT, G. J. Agregando valores a las cadenas de valor. RAE-revista de administração de empresas, v. 54, n. 1, p. 67–79, 2014.
SLACK, N. et al. Adminstração da Produção. São Paulo: Atlas, 1996.
YIN, R. K. Estudo de caso: planejamento e métodos. 3ª. ed. Porto Alegre: Bookman, 2005.
DOI: https://doi.org/10.6034/636
Apontamentos
- Não há apontamentos.