TOMADA DE DECISÃO EM MARKETING: UM ESTUDO DOS CRITÉRIOS DE ESCOLHA DOS CANAIS DE DIVULGAÇÃO
Resumo
O presente estudo se propôs a investigar os fatores que influenciam a tomada de decisão dos canais de divulgação das empresas do setor de móveis planejados de Santa Maria - RS. Para a coleta dos dados da pesquisa, caracterizada como exploratória, qualitativa e um estudo de casos múltiplos, realizaram-se entrevistas com gestores e proprietários. Quanto aos resultados, percebeu-se, de modo geral, que as empresas tomam as decisões quanto ao canal de divulgação sem a definição de critérios que possam embasar a escolha, o que pode representar uma lacuna entre conhecimento e técnica.
Palavras-chave
Texto completo:
PDFReferências
ANDRADE, E.L. Introdução à pesquisa operacional: métodos e modelos para análise de decisões. 3ª Ed. Rio de Janeiro: LCT, 2002.
BARDIN, L. Análise de conteúdo. Lisboa: Edições 70, Ltda, 1977.
DAFT, R. Organizações: teoria e projetos. São Paulo: Pioneira, 2002.
EISENBERGER, R.; STINGLHAMBER, F.; VANDERBERGHE, C.; SUCHARSKI, I. L.; RHOADES, L. Perceived supervisor support: Contributions to perceived organizational support and employee retention. Journal of applied psychology, v. 87, n. 3, p. 565-573, 2002.
GIL, A. C. Métodos e técnicas de pesquisa social. 5ª Ed. São Paulo: Atlas, 1999.
GILBERT, A.; CHURCHILL, J. R.; PETER, J. Paul. Marketing criando valor para os clientes 2ª. Ed. Saraiva, 2003.
GODOY, A. S. Introdução à pesquisa qualitativa e suas possibilidades. Revista de Administração de Empresas – RAE. São Paulo, v.35, n.2, p. 57-63, Mar - Abr, 1995.
GOMES, L.; GOMES, C.; ALMEIDA, A. Tomada de decisão gerencial: enfoque multicritério. 3ª Ed. São Paulo: Atlas, 2009.
HAIR, Jr, J. F.; BABIN, B.; MONEY, A. H.; SAMOUEL, P. Fundamentos de métodos de pesquisa em administração. Porto Alegre: Bookman, 2005.
KOTLER, P. Administração de marketing: análise, planejamento, implementação e controle. 5ª. Ed. São Paulo: Atlas, 1998.
KOTLER, P.; KELLER L. Administração de marketing. 12ª. Ed Editora Pearson Prentice Hall. 2006.
LAS CASAS, A. Administração de vendas. 8ª Ed. São Paulo: Atlas, 2011.
_____________ Marketing: conceitos, exercícios e casos, São Paulo: Atlas, 1989.
MINAYO, M. C. S. O desafio do conhecimento: pesquisa qualitativa em saúde. 8ª Ed. São Paulo: Hucitec, 269 p., 2004.
PORTER, M. Vantagem competitiva: criando e sustentando um desempenho superior. 12ª ed. Rio de Janeiro: Campus, 1999.
RICHARDSON, R. J. Pesquisa social: métodos e técnicas. 3ª ed. São Paulo: Atlas, 1999.
ROCHA, Everardo P. Guimarães. Magia e capitalismo: um estudo antropológico da publicidade. 3ª Ed. São Paulo: Brasiliense, 1995.
SANT’ANNA, A. Propaganda teoria- técnica-prática, 7ª Ed. São Paulo: Pioneira Thomson Learning, 2002.
SEMENIK, R. J. Princípios de marketing: uma perspectiva global, 1ª Ed. São Paulo: Makron Books, 1995.
SILVEIRA, G.J.C. Das prioridades estratégicas ao gerenciamento de trade-offs: três décadas de estratégia de produção. Revista de Administração. São Paulo, v.33, n. 3, p. 40-46, julho/setembro 1998.
SHIMIZU, T. Decisões nas organizações. São Paulo, SP: Atlas, 2006.
YIN, R. K. Estudo de caso: planejamento e métodos. 2ª ed. Porto Alegre: Bookman, 2001
DOI: https://doi.org/10.6034/650
Apontamentos
- Não há apontamentos.