VALOR DA RELAÇÃO COM REDES DE FRANQUIAS: ANÁLISE COMPARADA ENTRE FRANQUIAS CONVENCIONAIS E MICROFRANQUIAS
Resumo
As microfranquias são formatos de franquias que querem investimento inicial de até R$ 80 mil., estes negócios estão direcionados principalmente a classe média emergente. Em função da relevância crescente deste formato de negócio e a modesta disponibilidade de literatura, investigações focalizadas nesse modelo de operação tornam-se oportunas. O objetivo da presente pesquisa pode ser descrito como o levantamento de potenciais diferenças na atribuição de valor à relação com franquias entre franqueados convencionais e microfranqueados. Essa atribuição de valor compreende duas dimensões: suporte oferecido pelo franqueador e reconhecimento da marca pelo franqueado. Assim, este trabalho, de natureza qualitativa e descritiva, é baseado em seis estudos de caso, sendo três deles de empresas franqueadas convencionais e três microfranqueados, operando nos setores de alimentação, beleza e educação, respectivamente. Os resultados indicam a presença de convergências, mas também de divergências relevantes em relação aos atributos associados ao suporte ao franqueado, quando comparadas as perspectivas de franqueados convencionais e microfranqueados. Em relação ao reconhecimento de marca, embora verifiquem-se posições semelhantes, a análise de conteúdo das entrevistas remete a diferentes motivações para as duas configurações de negócio.
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DOI: https://doi.org/10.6034/670
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