A UTILIZAÇÃO DO PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO COMO FERRAMENTA DE GESTÃO DAS MICRO E PEQUENAS EMPRESAS DO SETOR FÚNEBRE
Resumo
As micro e pequenas empresas têm contribuído de forma crescente para o desenvolvimento da economia e tem se buscado maneiras para mantê-las vivas no mercado. O objetivo deste estudo é saber qual importância do planejamento estratégico para a sobrevivência dessas empresas e os recursos utilizados pelos empresários para determinar suas estratégias. Para este estudo, foi utilizada uma pesquisa descritiva, baseada na abordagem qualitativa de múltiplos casos, o que permite uma visão mais abrangente em relação à compreensão de problemas. Desse modo, pretende-se não apenas obter dados e/ou informações numéricas, mas sim buscar o aprofundamento de questões relativas ao cotidiano da empresa. Os resultados demonstraram que as micro e pequenas empresas analisadas realizavam planejamento em curto prazo, de acordo com suas necessidades, pois dependiam de retorno financeiro para planejar novos investimentos. Os resultados também revelaram que as micro e pequenas empresas estão investindo em conhecimento e planejamento para tornar suas organizações não somente mais preparadas para enfrentar o mercado cada vez mais competitivo, mas para garantir suas próprias sobrevivências.
Palavras-chave
Texto completo:
PDFReferências
AAKER, D. A. How to select a business strategy. California Management Review. v. 26, n. 3, p. 167-181, 1984.
AMATO NETO, J. Redes de cooperação produtiva e clusters regionais: oportunidades para as pequenas e médias empresas. São Paulo: Atlas, 2000.
ANSOFF, I. H.; McDONNELL, E. J.; Implantando a administração estratégica, São Paulo, Atlas, 1993
COOPER, D.R.; SCHINDLER, P.S. Métodos da Pesquisa em Administração. 7 ed. Porto Alegre: Bookman, 2003.
CEGLIE, G.; DINI, M. SME cluster and network development in developing countries: the experience of Unido. Vienna: Unido, 1999.
DEAKINS, D. Entrepreneurship and small firms. Berkshire: McGraw-Hill, 1996.
DIEESE. Anuário do Trabalho na Micro e Pequena Empresa. São Paulo, 2011. Disponível em: . Acesso em: 14 abr. 2012.
GIMENEZ, F. A. P. Comportamento estratégico dos dirigentes de pequenas empresas moveleiras de Londrina-PR. 135 f. Dissertação (Mestrado em Administração). Faculdade de Economia e Administração - USP. São Paulo. 1988
GODOY, A. S. Introdução à pesquisa qualitativa e suas possibilidades. Revista de Administração de Empresas, v. 35, n. 2, p. 57-63, 1995.
GROSSI, R.; OLIVEIRA FILHO, J. B. As Particularidades das Pequenas Empresas sob a Ótica do Empreendedorismo e da Teoria do Processo de Formação das Estratégias. In: ENCONTRO NACIONAL DOS PROGRAMAS DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ADMINISTRAÇÃO, 33, 2011, Rio de Janeiro. Anais... Rio de Janeiro: ANPAD, 2009.
HILLARY, R. Environmental management system and the smaller enterprise. Journal of Cleaner Production, v. 12, n. 6, p. 561-569, 2004.
KOTLER, P. Administração de marketing. São Paulo: Prentice Hall, 2000.
KRAKAUER, P. V. C.; FISCHMANN, A. A.; ALMEIDA, M. I. R. Planejamento Estratégico em Pequenas e Médias Empresas: Estudo Quantitativo em Empresas Brasileiras de Tecnologia da Informação. In: Seminário em Administração – FEA/USP.13, 2010. Anais do XIII SEMEAD. São Paulo, 2010.
KUGLIANSKAS, I. Tornando a pequena e média empresa competitiva. São Paulo: Institutos de Estudos Gerenciais e Editora, 1996.
LEMOS, A. C. F. V.; LIMA, S. R.; DESCONTI, T.; EHLERS, E. P.; O Planejamento Estratégico como Ferramenta Competitiva. In: Seminário em Administração – FEA/USP. 7. 2004. Anais do VII SEMEAD – FEA/USP, São Paulo, 2004.
LIMA, A. N.; IMONIANA, J. O. Um estudo sobre a importância do uso das ferramentas de controle gerencial nas micro, pequenas e médias empresas industriais no município de São Caetano do Sul. Revista da Micro e Pequena Empresa, v. 2, n. 3, p. 28-48, 2008.
MATOS, M. P.; ARROIO, A. Políticas de apoio a micro e pequenas empresas no Brasil: Avanços no período recente e perspectivas futuras. Santiago-CHI: Nações Unidas, 2011.
MINTZBERG, H.; AHLSTRAND, B.; LAMPEL, J.; Safári de estratégia: um roteiro pela selva do planejamento estratégico. Porto Alegre: Bookman, 2000.
MORAES, G. D. A.; TERENCE, A. C. F.; ESCRIVÃO FILHO, E. A tecnologia da informação como suporte à gestão estratégica da informação na pequena empresa. Revista de Gestão da Tecnologia e Sistemas de Informação, v. 1, n. 1, p. 27-43, 2004.
PORTER, Michael E. Vantagem competitiva: criando e sustentando um desempenho superior. Rio de Janeiro: Campus, 1990
SANTOS, J. R. L. Planejamento Estratégico: uma Ferramenta Acessível à Microempresa. In: ENCONTRO NACIONAL DE ENGENHARIA DE PRODUÇÃO, 25, 2005, Porto Alegre. Anais do XXV ENEGEP 2005, Porto Alegre: ABREPRO, 2005.
SEBRAE. 10 anos de Monitoramento da Sobrevivência e Mortalidade de Empresas. São Paulo, 2008. Disponível em: . Acesso em 02 de jun. 2012.
__________. Taxa de Sobrevivência das Empresas no Brasil. São Paulo, 2011. Disponível em: . Acesso em: 14 abr. 2012.
SOUZA, W.; QUALHARINI, E. O Planejamento Estratégico nas Micro e Pequenas Empresas. In: III Workshop Gestão Integrada: Riscos e Desafios. Senac. 2007. Anais... São Paulo, 2007.
SOUZA NETO, Silvestre Prado, SALES, Alessandro Heleno Lima. Empreendedorismo: um modelo de Liderança para o Século XXI. In: I Seminário de Gestão de Negócios. 2009. Anais do I Seminário de Gestão de Negócios. São Paulo, 2009
TERENCE, A. C. F.; ESCRIVÃO FILHO, E. As particularidades das pequenas empresas no planejamento estratégico: a elaboração de um roteiro prático. In: ECONTRO DE ESTUDOS SOBRE EMPREENDEDORISMO E GESTÃO DE PEQUENAS EMPRESAS. 2, 2001. Londrina. Anais do II EGEPE. Londrina. 2001
TERENCE, A. C. F. Planejamento Estratégico como Ferramenta de Competitividade na Pequena Empresa: desenvolvimento e avaliação de um roteiro prático para o processo de elaboração do planejamento estratégico. Dissertação (Mestrado em Engenharia) - Escola de Engenharia de São Carlos da Universidade de São Paulo. São Carlos, 2002.
YIN, Robert K. Estudo de caso: planejamento e métodos. Porto Alegre: Bookman, 2001.
DOI: https://doi.org/10.6034/676
Apontamentos
- Não há apontamentos.