Evidenciação do Estado da Arte sobre Marketing para Pequenas Empresas: Levantamento e Análise do Período 2003 - 2013
Resumo
A preocupação com marketing não é mais exclusividade das grandes corporações. Hoje, pequenas e médias organizações utilizam estratégias de marketing na gestão dos negócios, e há no meio acadêmico diversas pesquisas desenvolvidas sobre o tema. O presente estudo buscou mapear o estado da arte em termos de publicação científica internacional sobre Marketing para Pequenas Empresas, para as delimitações postas pelo pesquisador, no período 2003 a 2013. O estudo envolveu a seleção de Portfólio Bibliográfico e a análise bibliométrica dos artigos científicos selecionados. O Proknow-C foi usado como instrumento de intervenção e o estudo classifica-se como exploratório-descritivo, teórico-ilustrativo e de abordagem qualitativa-quantitativa. Os resultados apontaram como artigos de destaque: "The effects of entrepreneurial orientation and marketing information on the performance of SMEs", "Issues which impact upon marketing in the small firm" e "Innovative marketing in SMEs". Como autores de destaque: Carson D., Brooksbank R. e Siu, W. E como periódicos de destaque: Journal of Business Venturing, Journal of Service Research, Small Business Economics, Industrial Marketing Management, International Small Business Journal e International Entrepreneurship and Management Journal.
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PDFReferências
BROOKSBANK, R.; KIRBY, D.; TAYLOR, D. Strategic marketing practices: their contribution to the competitive success of medium-sized manufacturing firms in new zealand. Small Enterprise Research, v. 16, n. 2, p. 8-20, 2008.
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DOI: https://doi.org/10.6034/812
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