A Prática da Estratégia numa Empresa de Pequeno Porte: uma abordagem baseada nas micro atividades. http://dx.doi.org/10.21714/19-82-25372016v10n2p5468

Laís Carnicelli, Everton Rodrigues Silva, Carlos Alberto Gonçalves

Resumo


A estratégia como prática social é uma perspectiva contemporânea que tem obtido um respaldo crescente no campo da estratégia. Seu locus analítico é a investigação das microatividades constituintes dos processos e rotinas decisórias (strategizing), entendendo que a estratégia não se reduz a um plano a priori; é no cotidiano, que formulação e implementação estratégicas se fundem. Esse trabalho investigou o strategizing na Otimize – pequena empresa de educação médica à distância – através de narrativas (cf. BRUNER, 1997) que enfatizam/captam o comportamento e as atividades do estrategista. A análise dos percursos narrativos permitiu que identificássemos quatro práxis em constante construção: assumindo a identidade de empresário; articulando saberes; desenvolvendo produtos; e criando um espaço socioeconômico de atuação. A pesquisa traz contribuições para (1) o exame dos aspectos sociocognitivos relevantes na orientação decisória dos estrategistas; (2) o esclarecimento das potencialidades e limitações de uma organização (condicionantes do crescimento das micro e pequenas empresas); (3) a compreensão da estratégia como uma prática emergente e relacional, ligada ao plano da ação (do fazer) e às relações sociais nas quais os indivíduos estão inseridos, em contraposição a uma lógica que enxerga a estratégia como uma ação preponderantemente racional.

Palavras-chave


Estratégia como prática social. Microatividades. Strategizing. Práxis estratégica. Otimize

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DOI: https://doi.org/10.6034/830

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