Indicadores de Desempenho em um Pequena Empresa que Adota um Modelo de Gestão Baseado na Confiança. http://dx.doi.org/10.21714/19-82-25372017v11n1p123138
Resumo
Os estudos relacionados a sistemas de controles gerenciais e à avaliação de desempenho nas pequenas empresas têm buscado identificar instrumentos simplificados para o processo de gestão do desempenho organizacional de forma a serem de aplicação viável neste tipo de contexto empresarial em que as relações de confiança suprem a ausência de competências técnicas. Diante deste cenário, o presente trabalho relata uma pesquisa intervencionista realizada em uma pequena empresa com o objetivo de propor indicadores formais de avaliação de desempenho que possam ser aplicáveis sem confrontar-se com os pressupostos das relações de confiança que caracterizam o modelo de gestão adotado pela mesma. Este estudo foi realizado por meio de uma pesquisa com abordagem qualitativa, exploratória e intervencionista, por meio de um estudo de caso apoiado por observações diretas e entrevistas realizadas com o diretor geral de uma pequena empresa do ramo de serviços de infraestrutura de São Bernardo do Campo, SP. Como resultado do estudo, foram sugeridos além de um modelo simplificado de orçamento, oito indicadores de avaliação de desempenho operacional ligados às quatro perspectivas propostas pelo Balanced Scorecard: perspectiva financeira; perspectiva do cliente; perspectiva de processos; e perspectiva da aprendizagem.
Palavras-chave
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PDFDOI: https://doi.org/10.6034/943
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