Processo empreendedor: um estudo do grau de aderência das práticas dos recém-empreendedores ao processo de empreendedorismo proposto por Baron e Shane

Odair Santos Silva, Cida Sanches

Resumo


O empreendedorismo como uma perspectiva processual vem sendo um ascendente na área de estudo quanto sua utilidade e correção e ser visto como um processo que se desenvolve ao longo do tempo por meio de fases distintas e intimamentes relacionadas, seja pela mudança social, surgimento e desenvolvimento de novos mercados, mudança econômica ou disponibilidade de tecnologia. Portanto, nesta pesquisa foi investigado o grau de aderência ao processo e até que ponto o processo de empreender do recém-empreendedor está de acordo com as premissas de Baron e Shane (2007). Para isso, um questionário estruturado foi aplicado a 253 recém-preendedores de MPE da Aglomeração de Jundiaí (AUJ), isto é, empreendedores que tenham iniciado o negócio há menos de 30 meses da data da pesquisa, nos segmentos de negócio (comércio, indústria ou serviços). No resultado encontrado foi visto que uma possível explicação para o elevado grau de aderência dos respondentes ao processo e aos subprocessos de empreender (reconhecer a oportunidade, decidir empreender, reunir recursos e efetuar o empreendimento) às premissas de Baron e Shane às respostas captadas pela escala Likert deve ter sido ao alto grau de otimismo dos respondentes.


Texto completo:

PDF

Referências


ARMOND, A, C.; NASSIF, V. A liderança como elemento do comportamento empreendedor: Um estudo exploratório. V EGEPE – Encontro de Estudos sobre Empreendedorismo e Gestão de Pequenas Empresas, São Paulo, 2008.

BAQUERO, M. G. Testes Psicométricos e Projetivos: Medidas Psicoeducativas. São Paulo: Loyola, 1974.

BARON, Robert A.; SHANE. Scott A. Empreendedorismo: uma visão do processo. São Paulo: Thompson Learning, 2007.

BARROS, Aidil J.P. e LUHFELD, Neide Aparecida S. Fundamentos de metodologia. São Paulo: McGraw Hill, 2011.

BESSANT, J.; TIDD J. Inovação e empreendedorismo. Porto Alegre: Bookman, 2009.

BOYD, Harper W. e WESTFALL, Ralph. Pesquisa mercadológica. São Paulo: FGV, 1987.

BROWN, J. D. The Cronbach Alpha Reliability Estimate. Shiken: JALT Testing & Evaluation Sig Newsletter, ISSN 1881-5537, v. 6, n. 1, p. 16-18, Feb. 2002. Disponível em: . Acesso em: 28 mar. 2006.

BRUSH, C. G., DUHAIME, I. M., GARTNER, W. B., STEWART, A. (2003). Doctoral education in the field of entrepreneurship. Journal of Management, 29 (3), 309-331.

BYGRAVE, W.D.; HOFER, C. W. Theorizing about entrepreneurship. Theory and Practice.v. 16, n.2, p.13-22, 1991.

COPE, J. Toward a Dynamic Learning Perspective of Entrepreneurship, Entrepreneurship Theory and Practice, 2005.

CRESWELLLL, J.W. Métodos de Pesquisa – Projeto de Pesquisa. Métodos Qualitativo, Quantitativo e Misto. 2ª ed. Porto Alegre: Artmed, 2007.

DAVIDSSON, P. Researching Entrepreneurship. New York: Springer Verlag, 2005.

DAVIDSSON, P.; WIKLUND, J. Levels of analysis in entrepreneurship research: current research practice and suggestions for the future. Entrepreneurship theory and pratictice.Summer, 2001.

DCI. Região de Jundiaí registra cerca de cinco mil novas empresas. Edição on-line de 29/2/2012 disponível em: http://www.dci.com.br/regiao-de-jundiai-registra-cerca-de-cinco-mil-novas-empresas--id284170.html, acesso em 12/07/2012

DIEESE - Pesquisa de emprego nas Micro e Pequenas Empresas. São Paulo: DIEESE, 2010 disponível em: http://www.dieese.org.br/anu/AnuTrab2010, acesso em 12/07/2012

DOLABELA, Fernando. O Segredo de Luísa. 30 ed. São Paulo: Cultura, 2006.

FELDMANN, M. P., The entrepreneurial event revisited: firm formation in a regional, 2001.

FEUERSCHÜTTE, S. G.; GODOI, C. K. Competências empreendedoras: um estudo historiográfico no setor hoteleiro. Rio de Janeiro: XXXI EnANPAD, pp.1-16, 2007.

FILION, Louis Jacques. Entendendo os intraempreendedores como visionistas. Revista de Negócios. v. 9, n. 2, p. 65-79, abril/junho 2004.

GARTNER, William B. What are we talking about entrepreneurship? Journal of Business Venturing, v. 5, p. 15-28, 1990. Elsevier Science Publishing Co., Inc. 655 New York. 1990.

GIMENEZ, F. A. P.; INÁCIO, E.; SUNSIN, L. A. S. B. Uma investigação sobre a tendência do comportamento empreendedor. In: SOUZA, E. C. L. S. Empreendedorismo: Competência Essencial para Pequenas e Médias Empresas. Brasília: Anprotec, 2001.

HASHIMOTO, Marcos. Tipos de empreendedores e suas diferentes motivações. Disponível em: http://www.pensandogrande.com.br/tipos-de-empreendedores-e-suas-diferentes-motivacoes/ Acesso em: 04/06/2012

HISRICH, R. D.; PETERS, M. P. Empreendedorismo. 5 ed. Porto Alegre: Bookman, 2004.

HISRICH, Robert D.; PETERS, Michael P.; SHEPHERD A. Dean; Empreendedorismo. 7 ed. Porto Alegre: Bookman, 2009.

KURATKO, D. F.; HODGETTS, R. M. Entrepreneurship – A Contemporary Approach. Orlando: Harcourt College Publishers, 2001.

MORRIS, M. H. Entrepreneurial Intensity: Sustainable Advantages for Individuals, Organizations and Societies. Westport, CT, USA: Greenwood Publishing Group, Incorporated, 1998.

NAKATA, L.E.; HASHIMOTO, F.O. Definindo o Problema de Pesquisa em Trabalhos Acadêmicos. São Paulo: XI-SemeAD-USP, 2008.

NUNNALY, J. C. Jr. Psychometric theory. New York: McGraw-Hill, 1978.

PARDINI, D. J.; BRANDÃO, M. M. competências empreendedoras e sistema de relações sociais: a dinâmica dos construtos na decisão de empreender nos serviços de fisioterapia. Rio de Janeiro: XXXI EnANPAD, pp.1-16, 2007.

PEREIRA, Júlio César R. Análise de dados qualitativos. São Paulo: EDUSP, 1999.

RICHARDSON, R.J. Pesquisa Social: Métodos e Técnicas. São Paulo: Atlas, 1999.

SEBRAE – Planeje sua empresa, 2007. Disponível em: . Acesso em 05/02/2012.

RUIZ, João A. Metodologia Científica: guia para eficiência nos estudos. São Paulo: Atlas, 1982.

SCHUMPETER, J. A. The theory of Economic Development. Cambride: Harvard University Press, 1934.

SCHUMPETER, J.A. Teoria do desenvolvimento econômico: uma investigação sobre lucros, capital, crédito, juro e o ciclo econômico. São Paulo: Abril Cultural, 1982.

SEBRAE. Lei Geral da Micro e Pequena Empresa. Brasília: SEBRAE, 2007.

SELLTIZ, JAHODA, DEUTSCH, COOK. Métodos se pesquisa nas relações sociais. São Paulo: EDUSP; 1975.

SHANE, S.; VENKATARAMAN. S. The promise of enterpreneurship as a field of research. Academy of Management Review, 2000, Vol. 25, p. 217-226.

VENKATARAMAN, S. The Distinctive Domain of Entrepreneurship Research: An Editor's Perspective. Advances in Entrepreneurship. J. Katz and R. Brockhaus (Eds). Greenwich, JAI Press. 3:119-138 (1997).

WILDER Jr. J. W. New concepts in technical trading systems. NY: Trends Research; 1981




DOI: https://doi.org/10.21714/

Apontamentos

  • Não há apontamentos.