As consultas nos mecanismos de busca convencionais podem retornar resultados que não condizem com o significado ou intenção da pesquisa, uma vez que mais de uma palavra-chave pode fazer parte da mesma sentença, mas com semântica diferente. A busca semântica tenta solucionar esse problema, disponibilizando um conteúdo mais ajustado e possibilitando buscas mais complexas.
A busca semântica é a forma de se consultar objetos em uma base de conhecimento e obter como resultado vários atributos e conceitos relacionados que são interligados. Essa técnica permite explorar melhor o significado e intenção do que está sendo consultado.
A ontologia é uma técnica de organização de informações e representação de conceitos dentro de um domínio, que tem como propósito permitir o compartilhamento e reutilização do conhecimento. A estrutura da ontologia é baseada na descrição dos conceitos e relacionamentos semânticos entre eles.
As interfaces de busca semântica são construídas utilizando diversas técnicas, dentre elas estão as que implementam linguagem natural, busca em grafos, uma linguagem formal própria ou uma linguagem formal já estabelecida, como a OWL ou SPARQL.