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O uso de aplicativos mobile para auxiliar na verificação de fatos aprendidos pelo NELL

Autores: Caio Guimarães Herrera, Luís Felipe Franco Candêo Tomazini

O aprendizado de máquina é uma área de pesquisa que vem recebendo bastante atenção dentro da Ciência da Computação e Inteligência Artificial em geral. Este fato contribuiu para grandes avanços e progressos nos resultados obtidos por algoritmos e métodos desta área de pesquisa nas últimas décadas. Mesmo assim, não existem, hoje em dia, ainda muitos sistemas computacionais capazes de aprender de maneira cumulativa para sempre. E mais importante, sistemas que se utilizem do conhecimento adquirido ontem para melhorar sua habilidade de aprendizado hoje num processo contínuo e sem fim. O primeiro (e talvez único) sistema de aprendizado sem fim atualmente em atividade é chamado NELL (Neverending Language Learner) (Carlson et al., 2010). O NELL foi colocado em operação em janeiro de 2010 e continua sendo desenvolvido por um grupo de pesquisa sediado na Carnegie Mellon University (http://rtw.ml.cmu.edu), numa parceria que conta com um grupo de pesquisadores brasileiros.
A busca por um Sistema de Aprendizado Sem Fim (SASF) não é algo novo na comunidade de inteligência artificial. Entretanto, não há ainda uma metodologia bem definida para o desenvolvimento deste tipo de sistema, e nem tampouco um SASF capaz de apresentar todas as características essenciais para que possa aprender continuamente de maneira autônoma, autossupervisionada e autorreflexiva, expandindo sua base de conhecimento inicial automaticamente sempre que necessário. Resultados iniciais nesta linha de investigação foram obtidos (Mitchell et al., 2015) pelo grupo de pesquisa responsável pelo sistema NELL. Tais resultados mostram a viabilidade da construção de um SASF, entretanto, apesar de serem muito promissores e significativos, os resultados atuais ainda não trouxeram contribuições definitivas para um SASF independente de intervenção humana. Há assim, a necessidade de continuidade dos trabalhos investigativos em vários outros pontos importantes do novo paradigma de aprendizado sem fim, sendo que um deles é o foco principal deste projeto.
Considerando o contexto do sistema de aprendizado sem fim NELL, uma das lacunas ainda existentes está vinculada à capacidade autônoma do SASF em se comunicar com seres humanos (em comunidades Web, por exemplo, Twitter, YahooAnswers, etc.) para autonomamente buscar supervisão. Em outras palavras, na teoria que define um sistema de aprendizado sem fim a presença de supervisão humana é prevista. Há entretanto a necessidade de que o sistema tenha autonomia para buscar tal supervisão de maneira próativa (Pedro & Hruschka Jr., 2010).
Para auxiliar neste processo de supervisão achamos interessante que fosse utilizado um aplicativo para plataformas mobile, visto que smartphones e tablets estão presentes no cotidiano de diversas pessoas, as quais poderiam a qualquer instante fornecer um feedback ao NELL.
Com uma maior quantidade de pareceres sobre as instâncias seria possível aumentar a confiabilidade das informações aprendidas pelo NELL. Além disso, pretendese utilizar um sistema de login para poder fazer a avaliação dos fatos aprendidos. Tal funcionalidade terá papel fundamental para resolução de um dos problemas encontrados em trabalhos anteriores, o qual será apresentado na próxima seção.


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