O aprendizado de máquina é uma área de pesquisa que vem recebendo bastante atenção
dentro da Ciência da Computação e Inteligência Artificial em geral. Este fato contribuiu
para grandes avanços e progressos nos resultados obtidos por algoritmos e métodos
desta área de pesquisa nas últimas décadas. Mesmo assim, não existem, hoje em dia,
ainda muitos sistemas computacionais capazes de aprender de maneira cumulativa para
sempre. E mais importante, sistemas que se utilizem do conhecimento adquirido ontem
para melhorar sua habilidade de aprendizado hoje num processo contínuo e sem fim. O
primeiro (e talvez único) sistema de aprendizado sem fim atualmente em atividade é
chamado NELL (Neverending
Language Learner) (Carlson et al., 2010). O NELL foi
colocado em operação em janeiro de 2010 e continua sendo desenvolvido por um grupo
de pesquisa sediado na Carnegie Mellon University (http://rtw.ml.cmu.edu), numa
parceria que conta com um grupo de pesquisadores brasileiros.
A busca por um Sistema de Aprendizado Sem Fim (SASF) não é algo novo na
comunidade de inteligência artificial. Entretanto, não há ainda uma metodologia bem
definida para o desenvolvimento deste tipo de sistema, e nem tampouco um SASF
capaz de apresentar todas as características essenciais para que possa aprender
continuamente de maneira autônoma, autossupervisionada e autorreflexiva, expandindo
sua base de conhecimento inicial automaticamente sempre que necessário. Resultados
iniciais nesta linha de investigação foram obtidos (Mitchell et al., 2015) pelo grupo de
pesquisa responsável pelo sistema NELL. Tais resultados mostram a viabilidade da
construção de um SASF, entretanto, apesar de serem muito promissores e
significativos, os resultados atuais ainda não trouxeram contribuições definitivas para
um SASF independente de intervenção humana. Há assim, a necessidade de
continuidade dos trabalhos investigativos em vários outros pontos importantes do novo
paradigma de aprendizado sem fim, sendo que um deles é o foco principal deste projeto.
Considerando o contexto do sistema de aprendizado sem fim NELL, uma das
lacunas ainda existentes está vinculada à capacidade autônoma do SASF em se
comunicar com seres humanos (em comunidades Web, por exemplo, Twitter,
YahooAnswers, etc.) para autonomamente buscar supervisão. Em outras palavras, na
teoria que define um sistema de aprendizado sem fim a presença de supervisão humana
é prevista. Há entretanto a necessidade de que o sistema tenha autonomia para buscar tal
supervisão de maneira próativa
(Pedro & Hruschka Jr., 2010).
Para auxiliar neste processo de supervisão achamos interessante que fosse
utilizado um aplicativo para plataformas mobile, visto que smartphones e tablets estão
presentes no cotidiano de diversas pessoas, as quais poderiam a qualquer instante
fornecer um feedback ao NELL.
Com uma maior quantidade de pareceres sobre as
instâncias seria possível aumentar a confiabilidade das informações aprendidas pelo
NELL. Além disso, pretendese
utilizar um sistema de login para poder fazer a
avaliação dos fatos aprendidos. Tal funcionalidade terá papel fundamental para
resolução de um dos problemas encontrados em trabalhos anteriores, o qual será
apresentado na próxima seção.