Segundo o senso divulgado pelo IBGE1em 2015, o número total de brasileiros já ultrapassava 204 milhões, e, ainda segundo o mesmo IBGE através de sua pesquisa PNAD2 dois anos antes, em 2013, o número de brasileiros, que acessavam a internet através de dispositivos móveis já era superior a 85 milhões.
Não existem estudos estatísticos indicando qual o percentual de discentes que utilizam dispositivos móveis em ambiente de aprendizado, porém de forma empírica é possível perceber que este número vem crescendo gradativamente. Em consonância com este número cada vez maior de discentes, que utilizam dispositivos móveis como fonte de pesquisa e aprendizado, o número de professores e pesquisadores, que realizam experimentos com este tipo de dispositivos, também vem aumentando.
Este estudo consiste em um mapeamento sistemático sobre todas as iniciativas com o uso dos dispositivos móveis realizadas entre os anos de 2010 e 2014 relatadas nos anais da CEIE3.
Na Seção 2 são apresentados os objetivos deste trabalho, o planejamento, o protocolo seguido e a execução da pesquisa sistemática realizada a partir dos anais do SBIE, WIE e da RBIE. Na Seção 3 são apresentados os resultados obtidos, e finalmente na Seção 4 são feitas algumas considerações sobre tais resultados.