PERFORMANCE EXPORTADORA EM MPEs: OS CONSÓRCIOS DE EXPORTAÇÃO COMO ESTRATÉGIA EFICAZ?

Aletéia Carpes, Flavia Luciane Scherer, Bruno de Moura Carvalho, Maríndia Brachak dos Santos

Resumo


Em um cenário onde até mesmo empresas de grande porte realizam fusões e aquisições com intuito de se fortificarem perante a globalização, as MPEs estão vendo nos consórcios de exportação um meio para também se fortalecerem e melhor atenderem a demanda mundial (MARQUES, 2002). O presente estudo tem como objetivo verificar a utilização dos consórcios de exportação como estratégia eficaz na performance exportadora das empresas brasileiras, de forma a corroborar ou refutar a hipótese balizadora da pesquisa: “empresas que integram algum consórcio de exportação têm performance exportadora satisfatória”. Para esta verificação, foi feito uso da análise do coeficiente de Correlação de Pearson e da estatística descritiva, que indicaram à falta de correlação entre a participação no consórcio de exportação e a performance exportadora, de forma a refutar a hipótese da pesquisa. Dentre outros resultados, chama-se atenção à baixa exploração dos possíveis benefícios da rede e destaca-se que há poucas iniciativas conjuntas de cooperação, sendo os consórcios utilizados principalmente para a redução de custos em feiras internacionais.




DOI: https://doi.org/10.6034/420

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