Carta do Editor

Manuel Meireles

Resumo


Este primeiro volume de 2017 contém quatro trabalhos e começa com o trabalho intitulado “Melhoria na roteirização e arranjo de cargas nos veículos de uma empresa de reciclagem de tambores situada em Itupeva/São Paulo – com a aplicação do sistema computacional Lindo” que é um estudo de caso aplicado em uma empresa de pequeno porte do ramo de tambores, localizada em Itupeva interior do Estado de São Paulo. O estudo utilizou o princípio do ‘caixeiro viajante’ com vistas a solucionar um problema de roteirização para definir a menor rota, além de sugerir uma opção de arranjo de cargas dos caminhões, para que o mesmo possa levar uma quantidade superior.  Por meio do programa “LINDO” foi possível definir a menor rota e isso resultou na definição de um novo modelo de caminhão rebaixado, permitindo assim a redução de custos da empresa estudada. Os aurores são da UNICAMP: Marili Siqueira da Silva, Luis Antonio Camargo Quartarolli, Juliana Ferreira de Vales e Mauro Santo Bernardo.

O segundo trabalho intitulado “Sistema de informação de custos: uma experiência de implantação na secretaria de educação do município de Itaguari/GO” demonstra a necessidade da aplicação de um modelo adequado ao sistema de informação de custo no setor público. As regulamentações normatizam a implantação do sistema de informação de custos, evidencia um panorama histórico e evolutivo e demonstra os sistemas de informação e os modelos de gestão já implantados. O trabalho busca dar uma resposta à seguinte questão: Qual o modelo de sistema de informação de custos adequado a ser adotado na administração pública municipal? A pesquisa é qualitativa, exploratória, com experiência na Secretaria de Educação de Itaguari, município do Estado de Goiás. Os resultados apontam que a projeção do sistema SimCAQ para o ano de 2015 com o CASP já efetivado em 2014, comprova que o município aplica com eficiência o recurso público frente aos indicadores de qualidade. São autores: Marcia Couto, da Universidade Estadual de Goiás; Mariano Yoshitake, da Universidade Ceuma; Marinette Fraga, da Universidade Federal de Juiz de Fora e João Eduardo Prudêncio Tinoco da FACCAMP.

O terceiro trabalho, que se intitula “A aplicabilidade do modelo dinâmico de gestão do capital de giro nas Instituições Hospitalares” é de autoria José Carlos Félix Jr, Wellington Brunório, Carlos Alberto Silva Cardozo e José Roberto Pasotti, todos da FACCAMP. O trabalho apresenta resultados de uma pesquisa realizada no Hospital Alfa com o objetivo de analisar as estratégias presentes na gestão do capital de giro dessa organização, diante dos investimentos em estoques e as fontes de financiamento do curto prazo. Os resultados mostraram que, em relação aos investimentos no curto prazo, os hospitais têm priorizado os saldos de contas a receber mais do que os estoques, e apresentam dificuldade em realizar recebíveis a partir do Sistema Único de Saúde (SUS) e Convênios em ativos de melhor liquidez. O trabalho também destaca que os hospitais necessitam buscar continuamente a revisão e aprimoramento de suas estratégias para gestão do capital de giro. Ademais, conforme demonstrado em diversas pesquisas, também se ratifica a fragilidade financeira dos hospitais devido à utilização frequente de recursos financeiros onerosos de terceiros.

O último trabalho que se intitula “Análise na Aplicabilidade de um Plano de Comunicação Integrada de Marketing (CIM) em um Centro Varejista (Mall)” é de Givaldo Santos  (UFSCAR), Renato Ferreira (Anhanguera Educacional) e Marisa Regina Paixão (UNIP) e aborda a importância do planejamento na Comunicação Integrada de Marketing e a sua aplicabilidade no setor de varejo. No âmbito das MPE’s o investimento em marketing aliado aos múltiplos canais de comunicação conduz a tomada de decisão como um fator cada vez mais decisivo no negócio. Este trabalho apresenta a importância do planejamento da CIM e sua aplicabilidade em um centro comercial de pequeno porte (mall) na cidade de Campinas-SP. Esse tipo de arranjo de varejo caracteriza-se pela sua diversidade dos agentes envolvidos, (empreendedores do mall, lojistas, colaboradores, prestadores de serviços e administração). Através de um estudo de caso a CIM foi aplicada após um ciclo de doze meses contribuindo para a análise dos fatores positivos e negativos no cenário de consumo. O resultado demonstrou também dados satisfatórios com o crescimento contínuo no público-alvo e considerável melhoria no desempenho comercial das operações no Mall.


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