Treinamento de operadores de um centro de serviços financeiros compartilhados terceirizado de uma multinacional como ferramenta para assimilação dos conceitos de ética e código de conduta

Arnaldo Di Petta, Renato Ribeiro Nogueira Ferraz

Resumo


O objetivo do presente Relato Técnico foi demonstrar o uso do treinamento como uma ferramenta para fixar em operadores de um Centro de Serviços Compartilhados (CSC) terceirizado, localizado no Brasil, os conceitos de ética, conduta e compliance de uma multinacional que tem suas transações financeiras processadas por ele. Dessa forma, pretendeu-se estender a estes operadores a mesma conscientização, os mesmos direitos e os mesmos deveres que têm os funcionários da multinacional, diminuindo os riscos de operações fraudulentas, minimizando as condutas ou práticas indevidas, e aumentando o compromisso com os resultados de efetividade dos Controles Internos enquanto colaboradores, ainda que temporários, desta multinacional. Com base em orientações da matriz localizada nos EUA, e após análise em conjunto com os líderes operacionais da terceirizada, foi identificada a necessidade de aperfeiçoar as práticas correntes do CSC visando transmitir e fixar os conceitos de ética, conduta e compliance por meio de um plano de treinamento. A efetivação do plano, comandada pela liderança do CSC, reforçou os conceitos desejados junto a todos os operadores, esclareceu suas dúvidas e, como consequência, contribuiu para melhorar os índices de efetividade dos controles internos.


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