MOTIVAÇÕES E RESISTÊNCIAS NO USO DE TDICS NO ENSINO SUPERIOR: UMA AVALIAÇÃO NO CURSO DE ADMINISTRAÇÃO EM UMA UNIVERSIDADE FEDERAL
Resumo
Referências
ALBERTIN, A. L. Tecnologia de Informação e Comunicação e a Educação. EAESP/FGV/NPP – Núcleo de Pesquisas e Publicações. Relatório de Pesquisa n.35/2001.
ALBIRINI, A. Teachers’ attitudes toward information and communication technologies: the case of Syrian EFL teachers. Computers & Education, v. 47, n. 4, p.373-398, dez. 2006
BELLONI, M. L. Ensaio sobre educação a distância no Brasil. Educação & Sociedade. Campinas, n. 78, abr, 2002. p. 117-142.
BULHÕES, P. N. S. As novas tecnologias de informação e comunicação (TICs) no ensino de administração: opiniões de professores e alunos do curso de administração da UFRN. Rio de Janeiro: ANGRAD, 2008.
CYSNEIROS, P. G. Novas tecnologias na sala de aula: uma melhoria do ensino ou inovação conservadora? Informática na Educação, v.12, n. 1, p.11-24, 1999.
COSTA, C.; ALVELOS, H.; TEIXEIRA, L. The Use of Moodle e-learning Platform: A Study in a Portuguese University. Procedia Technology, v. 5, p. 334-343, 2012.
DIAS, D. S. Motivação e resistência ao uso da tecnologia da informação: um estudo entre gerentes. Revista de Administração Contemporânea - RAC, v. 4, n. 2, maio/ago, p. 51-66, 2000.
DOMINGUES, M. J. C. S.; TREIS, A. G. O uso da informática no ensino da administração. Revista de Negócios, Blumenau, v. 8, n.1, p. 107-116, 2003.
GOMES, G.; SARAGOÇA, V. A. M.; DOMINGUES, M. J. C. S. Competências para a Docência On-Line: Percepção de Professores de Pós-Graduação no Ensino a Distância. Revista Pensamento Contemporâneo em Administração, v. 5, n. 3, p.15-33, 14 dez. 2011.
GOMES, G.; TORRENS, E. W.; CUNHA, P. R. Motivação e Resistência ao Uso da Tecnologia da Informação: Um Estudo Entre Professores. Administração: Ensino e Pesquisa, v. 13, n. 2, p. 301-324, 2012.
HECKLER, Valmir. Experimentação em Ciências na EaD: Indagação online com os professores em AVA. Tese de doutorado apresentada no Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências: Química da Vida e Saúde. 2014.
JOHN, S. P. The integration of information technology in higher education: A study of faculty's attitude towards IT adoption in the teaching process. Contaduría y Administración, v. 60, p.230-252, out. 2015.
LISBÔA, E. S. et al. LMS em Contexto Escolar: estudo sobre o uso da Moodle pelos docentes de duas escolas do Norte de Portugal. Educação, Formação & Tecnologias, v. 2, n. 1, p. 44-57, maio 2009.
MAGNAGNAGNO, C. C.; RAMOS, M. P.; OLIVEIRA, L. M. P. Estudo sobre o Uso do Moodle em Cursos de Especialização a Distância da Unifesp. Revista Brasileira de Educação Médica, v. 39, n. 4, p. 507-516, dez. 2015.
MARTÍN-BLAS, T.; SERRANO-FERNÁNDEZ, A. The role of new technologies in the learning process: Moodle as a teaching tool in Physics. Computers & Education, v. 52, n. 1, p.35-44, jan. 2009.
PEIXOTO, J; ARAUJO, C. H. S. Tecnologia e educação: algumas considerações sobre o discurso pedagógico contemporâneo. Educação e Sociedade. 2012, vol.33, n.118, pp. 253-268.
PELGRUM, W. J. Obstacles to the integration of ICT in education: results from a worldwide educational assessment. Computers & Education, v. 37, n. 2, p.163-178, set. 2001.
PULINO, A. R., Moodle, um sistema de gerenciamento de cursos. Brasília/DF: Departamento de Engenharia Civil e Ambiental, Universidade de Brasília. Sob Licença da Creative Commons, 2005.
SANTOS, R; JORGE, I. Utilização da plataforma Moodle por docentes do ensino não superior: o caso da escola EB 2, 3 S. João de Deus. Educação, Formação & Tecnologias, v. 6, n. 1, p. 68-85, jul. 2013.
SOUSA, S. Tecnologias de Informação, 4 ed. Lisboa: Actualizada, FCA-Editora, 2003.
SUMAK, B. et al. Factors affecting acceptance and use of moodle: Anempirical study based on TAM. Informatica, vol. 35, no. 1, p. 91-100, 2011.
Apontamentos
- Não há apontamentos.