Percepções de um grupo de varejistas do ramo de vestuário no entendimento da tecnologia IoT a partir do RFID
Resumo
Texto completo:
PDFReferências
ABRASCE. Disponível em: https://abrasce.com.br. Acesso: 03/02/2020.
Al-Kassab, J., Thiesse, F. & Buckel, T. (2013). RFID-Enabled Business Process Intelligence in Retail Stores: A Case Report. Journal of theoretical and applied electronic commerce research, Talca, v. 8, n. 2, 112-137.
Albertin, A. L & Albertin, R. M. de M. (2017). A internet das coisas irá muito além as coisas. GV-Executivo, v. 16, n. 2, 12-17.
Ângelo, C.F & De Siqueira, J. P. L. (2000). Avaliação das Condições Logísticas para a Adoção do ECR nos Supermercados Brasileiros. Revista de Administração Contemporânea, Rio de Janeiro, v. 4, n. 3, 89-106.
Antoniolli, P. D. (2016). Estrutura da Tecnologia de Informação para a Gestão de Demanda da Cadeia de Suprimento Farmacêutica: um Estudo de Caso Brasileiro. Brazilian Business Review (BBR), Vitória, v. 13, n. 2, 27-56.
Bhattacharya, M., Chiu, C-H. & Mullent, T. (2010). An exploratory study of RFID adoption in the retail sector. Operations Management Research, New York, v. 3, n. 1-2, 80-89.
Botelho, D., & Guissoni, L. (2016). Varejo: competitividade e inovação. Revista de Administração de Empresas, v. 56, n.6, 596-599.
Braga Jr., S. S. B, Merlo, E. M. & Nagano, M. S. (2009). Um estudo comparativo das práticas de logística reversa no varejo de médio porte. Revista da Micro e Pequena Empresa, v. 3, n. 2, 64-81.
Brusque, S. & Zucatto, L. C. (2015). Previsão de vendas para empresa varejista de confecções adulto feminino e masculino. Revista de Administração e Negócios da Amazônia, v. 7, n. 2, 88-111.
Chang, Y., Dong, X. & Sun, W. (2014). Influence of characteristics of the internet of things on consumer purchase intention. Social Behavior and Personality, v. 42, n. 2, 321-330.
Cramer, D.; Howitt, D. (2004). The Sage dictionary of statistics: a practical resource for students in the social sciences. London; Thousand Oaks: SAGE Publications.
Deluca, M. A. M, Gonçalo, C. R., Castro Junior, D. F. L. & Pereira, M. F. (2017). Capacidades de Inovação em Serviços: Um Estudo nos Supermercados em Santa Catarina. Revista Ibero-Americana de Estratégia, São Paulo, v. 16, n. 1, p. 38-53.
Erickson, G. S. & Kelly, E. P. (2007). Building competitive advantage with radio frequency identification tags. Competitiveness Review, Bingley, v. 17, n. 1, 37-46.
Freitag, R. M. K. (2018). Amostras sociolinguísticas: probabilísticas ou por conveniência? Revista de Estudos da Linguagem, v. 26, n. 2, 667-686.
Galegale, G. P, Siqueira, E., Silva, C. B. H. & Souza, C. A. (2016). Internet das Coisas aplicada a negócios – Um estudo bibliométrico. JISTEM: Journal of Information Systems and Technology Management, v. 13, n. 3.
Gaukler, Gary M. (2010). Item-level RFID in a retail supply chain with stock-out-based substitution. IEEE Transactions on Industrial Informatics, v. 7, n. 2, p. 362-370.
Gomes, L. de C. (2014). Métodos colaborativos em cadeias de suprimentos. Revista de Gestão de Negócios, v. 1, n. 1, 111-136.
Goyal, S., Hardgrave, B. C., Aloysius, J. A. & Dehoratius, N. (2016). The effectiveness of RFID in backroom and sales floor inventory management. The International Journal of Logistics Management, v. 27, n. 3, 795-815.
Hazen, B. T. & Byrd, T. A. (2012). Toward creating competitive advantage with logistics information technology. International Journal of Physical Distribution & Logistics Management, Bradford, v. 42, n. 1, 8-35.
Hernandes, E. C. M., Teodoro, E., Thommazo, A. D., & Fabbri, S. (2013). Uso de visualização e mineração de texto no processo de análise qualitativa: Um estudo de viabilidade. Revista de Sistemas e Computação-RSC, v. 3, n. 2.
Hua, Z. (2013). Design of Information Security System Based on RFID. Sensors & Transducers, Toronto, v. 161, n. 12, 587-595.
Jagdev, G. & Kaur, A. (2016). Exercising RFID in retail sector for economic growth and enhanced customer satisfaction. International Journal of Advanced Research in Computer Science, Udaipur, v. 7, n. 6.
Jones, P., Clark-Hill, C., Hillier, D. & Comfort, D. (2005). The benefits, challenges and impacts of radio frequency identification (RFID) for retailers in the UK. Marketing Intelligence and Planning, v. 23, n. 4, 395-402.
Kabukcu, E. (2017). RFID Adoption for agility in the fashion business. Journal of Management Marketing and Logistics, v. 4, n. 3, 209-216.
Kajalo, S. & Lindblom, A. (2011). An empirical analysis of retail entrepreneurs' approaches to prevent shoplifting. Security Journal, Basingstoke, v. 24, n. 4, 269-282.
Kim, M. G., Hwang, Y. M. & Rho, J. J. (2016). The impact of RFID utilization and supply chain information sharing on supply chain performance: Focusing on the moderating role of supply chain culture. Maritime Economics & Logistics, Basingstoke, v. 18, n. 1, 78-100.
Knezevi, B., Naletina, D. e Damic, M. (2016). The Changing Structure of Retail Industry: Case Studies on Competitive Advantage of Small Companies in Croatia. Entrepreneurial Business and Economics Review, Krakow, v. 4, n. 4, 171-187.
Kubác, L. (2016). The Application of Internet of Things in Logistics. The International Journal of Transport & Logistics, Kosice, v. 16, 9-18.
Kurnia, S. & Johnston, R. B. (2001). Adoption of efficient consumer response: The issue of mutuality. Supply Chain Management, Bradford, v. 6, n. 5, 230-241.
Lacerda, F. & Lima-Marques, M. (2015). Da necessidade de princípios de Arquitetura da Informação para a Internet das Coisas. Perspectivas em Ciência da Informação, v. 20, n. 2, 158-171.
Lee, H. & Ozer, O. (2007). Unlocking the value of RFID. Production and Operations Management, v. 16, n. 1, 40-64.
Lollar, J. G., Beheshti, H. M. & Whitlow, B. J. (2010). The role of integrative technology in competitiveness. Competitiveness Review, Bingley, v. 20, n. 5, 423-433.
Madhani, P. M. (2011). RFID Deployment: Fast Fashion Retailing. SCMS Journal of Indian Management, Kochi, v. 8, n. 2, 40-51.
Martins, C. R. M. & Farias, R. (2002). Produção de alimentos x desperdício: Tipos, causas e como reduzir perdas na produção agrícola–Revisão. Revista da FZVA, v. 9, n. 1.
McFarlane, D. & Sheffi, Y. (2003). The impact of automatic identification on supply chain operations. International Journal of Logistics Management, v. 14, n. 1, 1-17.
Miles, M. B. & Huberman, A. M. (1994). Qualitative data analysis: An expanded sourcebook (2a ed.). Thousand Oaks, CA: Sage Publications.
Nayak, R., Singh, A., Padhye, R. & Wang, L. (2015). RFID in textile and clothing manufacturing: technology and challenges. Fashion and Textiles, Heidelberg, v. 2, n. 1, 1-16.
Nemoto, M. C. M. O., Santos, G. Z. V. & Pinochet, L. H. C. (2018). Adoção de inovação: Internet das Coisas para melhoria de desempenho de sustentabilidade na Klabin. Revista Gestão & Tecnologia, v. 18, n. 1, 197-224.
Novotny, Á., Dávid, L. & Csáfor, H. (2015). Applying RFID technology in the retail industry - benefits and concerns from the consumer's perspective. Amfiteatru Economic, Bucharest, v. 17, n. 39, 615-631.
Oliveira, D. A. & Sampaio, M. (2013). Definição de processo para tratar a ruptura de estoque no varejo de alimentos. Gepros: Gestão da Produção, Operações e Sistemas, Bauru, v. 8, n. 2, p. 67.
Oliveira, M. O. R., Luce, F. B., Sampaio, C. H., Perin, M. G., Santini, F. O., Santos, M. J. (2017). Análise da Qualidade dos Artigos Científicos da Área de Marketing Publicados no Brasil: As Pesquisas Survey na Década de 2000. READ. Revista Eletrônica de Administração. Porto Alegre. v. 86, n. 1, 54-87.
Pedroso, M. C., Zwicker, R. & Souza, C. A. de (2009). RFID adoption in Brazil: an exploratory study. RAM. Revista de Administração Mackenzie, v. 10, n. 1, 12-36.
PERSICI, W.; BELLI, A.; DALBAGNO, F. (2019). Systems and methods for a smart electronic article surveillance circuit. U.S. Patent Application n. 15/636, 330.
Ribeiro, P. C. C., Machado, M. D dos Santos, Meyer, N. R. M. & Romano, R. R. (2015). Avaliação da aplicação da radio frequency identification no varejo de vestuário nos elos fornecedor e cliente. Iberoamerican Journal of Project Management, v. 6, n. 2, 77-99.
Rodrigues, R. R, Carlos, C. de C., Mendonça, P. S. M. & Correa, S. A. R. (2009). Atitudes e fatores que influenciam o consumo de produtos orgânicos no varejo. Revista Brasileira de Marketing, v. 8, n. 1, 164-186.
Rosa, F. L. da, Jung, C. F. & Ribeiro, J. L. D. (2015). Análise de pesquisas sobre intermodulação entre antenas de leitores RFID aplicados a sistemas de produção. Iberoamerican Journal of Industrial Engineering, v. 7, n. 14, 22-40.
Santos, D. de O. & Freitas, E. B. de (2016). A Internet das Coisas e o Big Data inovando os negócios. REFAS: Revista FATEC, Zona Sul, v. 3, n. 1, p. 4.
Spagnol, W. A., Silveira Junior, V., Pereira, E. Guimarães Filho, N. (2018). Monitoramento da cadeia do frio: novas tecnologias e recentes avanços. Brazilian Journal of Food Technology, Campinas, v. 21, 1-8.
Susana, G. A. & Carvalho, H. (2012). Contribution of RFID technology to better management of fashion supply chains. International Journal of Retail & Distribution Management, Bradford, v. 40, n. 2, 128-156.
Turri, A. M., Smith, R. J. &, Kopp, S. W. (2017). Privacy and RFID technology: a review of regulatory efforts. Journal of Consumer Affairs, v. 51, n. 2, 329-354.
Upfold, C. & Liu, H. (2010). Radio Frequency Identification (RFID) Adoption in the South African Retail Sector: an Investigation of Perceptions Held by Members of the Retail Sector Regarding the Adoption Constraints. Electronic Journal of Information Systems Evaluation, Reading, v. 13, n. 1, 87-96.
Yahia, Z. M. (2010). Coupling RFID with supply chain to enhance productivity. Business Strategy Series, Northampton, v. 11, n. 2, 107-123.
Zelbst, P. J., Green Jr, K. W., Sower, V. E. & Abshire, R. D. (2012). Impact of RFID on manufacturing effectiveness and efficiency. International Journal of Operations & Production Management, Bradford, v. 32, n. 3, 329-350.
Apontamentos
- Não há apontamentos.