O USO DA CURVA ABC PARA AUXILIAR NA TOMADA DE DECISÃO DE UMA EMPRESA DE PAPELARIA

Alison Lopes, Yasmin Gomes Casagranda, Arthur Caldeira Sanches, Wilson Ravelli Elizeu Maciel

Resumo


O trabalho tem como objetivo analisar a Curva ABC em áreas gerenciais da empresa de papelaria Nishikawa e Cia, localizada no município de Bela Vista - MS. A pesquisa é um estudo de caso, utilizando relatórios quantitativos da empresa para a elaboração das curvas. Ao se aplicar o Princípio de Pareto, os resultados apontaram que: as 2 principais categorias de produtos vendidos, de 14 analisadas, fazem parte da atividade principal da empresa e somaram 51% do faturamento, a estratégia de gestão de estoques não estava alinhada com as vendas, clientes cadastrados foram responsáveis por 37% do faturamento e que a curva que mais se assemelhou a regra 80/20 foi a que comparava vendas com produtos de diferentes fornecedores onde 20% dos fornecedores representaram 81% do valor de produtos vendidos.

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