Estratégias tecnológicas em sistemas de transportes colaborativos: um estudo de caso da tecnologia de RFID aplicada em terminais de contêineres

Washington Luiz Pereira Soares, Getulio Kazue Akabane

Resumo


Neste artigo a estratégia colaborativa é descrita com inovações tecnológicas por adesão de RFID - Radio Frequency Identification na interface de transmissão de dados, para dar velocidade as decisões de ativos dos stakeholders, a partir do local de armazenamento até o estágio de distribuição por parte de um fabricante de contêineres. De forma pragmática são demonstrados os efeitos das contribuições tecnológicas do RFID que podem estar associadas aos processos CPFR- Collaborative, Planning, Forecasting and Replenishment de forma interativa aos sistemas de coleta de dados para previsão e abastecimento em tempo real. A metodologia de estudo de caso é aplicada para delimitar a coleta de dados, neste caso, apenas ao cenário em estudo. Portanto, o estudo de caso é elaborado por meio de uma pesquisa exploratória onde se envolve os constructos e percepções registradas em entrevistas circunstanciais sobre efeitos pragmáticos em sistemas de transportes. Infere-se que com a estratégia tecnológica de RFID o desperdício de tempo é minimizado no processo de localização de ativos, principalmente, em plataformas que dependam do conceito CPFR, onde de forma concorrente é necessário o monitoramento de ativos, para gerar benefícios econômicos decorrentes de melhor previsão de estoque, para todos os elos da rede, em sistemas de distribuição física em transporte.

This article describes the collaborative strategy for technological innovations with RFID-Radio Frequency Identification that is applied to data transmission interface to streamline active decisions to stakeholders, from manufacturing to the distribution of containers by a manufacturer of containers. Pragmatically are demonstrated the effects of RFID technological contributions that may be associated with processes as CPFR-Collaborative, Planning, Forecasting and Replenishment interactively, to data collection systems for forecasting and supply, in real time. The case study methodology is applied to delimit data collection, in this case, only the scenario study. Therefore, the case study is prepared by means of an exploratory research which involves the constructs and situational interviews about perceptions recorded in pragmatic effects by transport systems. It is inferred that with the RFID technology strategy avoids wasting time in the process of locating assets, especially on platforms that rely on the CPFR concept, where you need the asset monitoring concurrently the process to generate benefits economic impacts of improved prediction of stock, for all the links in the network, physical distribution systems in transport.

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DOI: https://doi.org/10.21714/

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