Efeito do turnover em uma rede de franquias, pesquisa exploratória sob a ótica do marketing interno
Resumo
No ambiente interno da empresa é cada vez mais relevante identificar as causas que promovam custos inesperados e queda no desempenho comercial. Esta pesquisa teve como objetivo geral analisar o impacto do turnover verificado durante o período de doze meses entre duas operações de varejo de uma rede de franquias, e como objetivo específico apontar as diferenças de taxa de conversão em vendas e produtividade comparadas entre si. Para tanto foi efetivada uma pesquisa exploratória do tipo estudo de caso com a coleta de dados, registros e entrevistas, que promoveram um quadro comparativo com as variáveis identificadas. Os resultados apontaram de forma significativa maior competitividade para a operação que não registrou turnover. Durante o período analisado, ficou constatado um diferencial expressivo em relação à segunda operação que demonstrou através de indicadores, diferença substancial na queda de produtividade durante o período de análise. Constatou-se também o baixo desempenho nas vendas dos colaboradores iniciantes. Como contribuição metodológica esta investigação apontou a importância da gestão do marketing interno do negócio que tem como pilar fundamental a gestão de pessoas o que se justifica o grau de importância na sobrevivência e competitividade no segmento de varejo.
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DOI: https://doi.org/10.21714/
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