Efeito do custo ocupacional em shopping center: estudo de caso em franquia de fast food no primeiro ano de operação

Alex Fernando Conti, Silvio Murdocco, Samuel Ferreira Jr, Givaldo Santos

Resumo


Esta investigação foi pautada em uma franquia de fast food no primeiro ano de operação, visando identificar a importância e o impacto da grade do Custo Ocupacional (aluguel, condomínio e fundo de promoção) na sobrevivência e desempenho do negócio. Através de um estudo de caso em uma loja na praça de alimentação, foi realizada uma pesquisa de campo com um roteiro de entrevistas coletado junto ao franqueado. As premissas da pesquisa foram contextualizadas na esfera financeira focada na gestão de custos. Por fim foi apurado a importância desses custos e o efeito de alto risco e desequilíbrio no fluxo de caixa da empresa no primeiro ano de operação.  O resultado dessa investigação contribuiu também para que as organizações  nesse setor promovam uma análise mais rigorosa e legítima no que tange ao plano financeiro visando uma negociação equilibrada junto ao shopping center no contrato de locação.


Texto completo:

PDF

Referências


ABF, Associação Brasileira de Franchising. Primeiro acesso em 20/05/2013.

ABRASCE, Associação Brasileira de Shopping Center. Primeiro acesso em 05/06/2013.

AMORIM, J. R. N.: FILHO, R.C.E. Direito Imobiliário – Questões Contemporâneas. Rio de Janeiro: Elsevier, 2008.

BRASIL, Lei nº 8.955 de 15 de dezembro de 1994, Lei de Franquias. http://www.planalto.gov.ccvil_03/leis/8955htm. Primeiro Acesso 02/05/2013.

CAMAROTO, M.R. Gestão de Atacado e Varejo. Curitiba: IESDE Brasil, 2009.

CRESWELL, J. W. Projeto de Pesquisa: Métodos Qualitativo, Quantitativo e Misto. 3ª ed. Porto Alegre: Artmed, 2010.

CORONADO, O. Contabilidade Gerencial Básica. São Paulo: Saraiva, 2006.

DE SORDI, J. O. Elaboração de Pesquisa Científica: Seleção, Leitura e Redação. São Paulo: Saraiva, 2013.

GITMAN, L. J. Princípios de Administração Financeira. 7ª ed. São Paulo: Harbra, 2002.

ICSC. International Council Of Shopping Centers. Administração de Shopping Centers. São Paulo: ABRASCE, 2010.

MARTINS, E. Contabilidade de Custos. 4ª ed. São Paulo: Atlas, 2003.

MATTAR, F. N. Administração de Varejo. 4ª ed. Rio de Janeiro: Elsevier, 2011.

MAURO, P. C. Guia do Franqueador: Como Desenvolver Marcas Mundiais. 4ª ed. São Paulo: Nobel, 2007.

MELO, P. L. R; ANDREASSI, T. Franquias Brasileiras: Estratégia, empreendedorismo, Inovação e Internacionalização. São Paulo: Cengage Learning, 2012.

MELO, P. L. R; ANDREASSI, T. Publicação Científica Nacional e Internacional sobre Franchising – Levantamento e Análise do período 1998-2007. ENANPAD, 33 RJ, 2008.

MELO P. L. R; ANDREASSI, T. Publicação Científica Nacional e Internacional sobre Franchising: Levantamento e Análise do período 1998-2007. RAC, Curitiba-PR, v. 14, n. 2, art. 5, PP., 268-288, Mar-Abr.2010.

NASCIMENTO, L. L. Da Visão à Ação: Uma Proposta para o Varejo Brasileiro. 2ª ed. São Paulo: SENAC, 2005.

NAKAGAWA, M. Gestão Estratégica de Custos: Um Proposta para o Varejo Brasileiro. 2ª ed. São Paulo: Atlas, 2007.

NETO, F. J. C. Planejamento e Controle Orçamentário: Manual de Orçamento Empresarial. São Paulo: Atlas, 2007.

NEVES, M. F.; CONEJERO, M. A. Uma Contribuição Empírica para Geração de Métodos de Planejamento e Gestão. Revista de Administração (FEA-USP), v. 47, p. 699,201.

PARENTE, J. Varejo no Brasil: Gestão e Estratégia. São Paulo: Atlas, 2007.

PADOVEZE, C. L. Planejamento Orçamentário. 2ª ed. São Paulo: Cengage Learning, 2010.

PADOVEZE, C. L; BENEDICTO, G. C. Análise das Demonstrações Financeiras. 3ª ed. São Paulo: Cengage Learning, 2011.

PINTO, A. A. G.; LIMEIRA, A. L. F.; SILVA, C. A S.; COELHO, F. S. Gestão de Custos. 2ª ed. Rio de Janeiro, FGV, 2008.

RIBEIRO,A.; GALHARDO, M; MARCHI, L.; IMPERATORE, L. G. Gestão Estratégica do Franchising: Como Construir Redes de Franquias de Sucesso. São Paulo: DVS Editora, 2011.

ROCHA, W.: MARTINS, E. A. Custeio-Alvo. Fortaleza: Anais do V Congresso Brasileiro de Gestão Estratégica de Custos, 1998.

SEBRAE, Serviço Brasileiro de Apoio à Micro e Pequena Empresa. Disponível em: Primeiro acesso em 04/3/2014.

SILVA, E. C. Como Administrar o Fluxo de Caixa das Empresas – Guia Prático e Objetivo de Apoio aos Executivos. 2ª ED. São Paulo: Atlas, 2006.

SILVA, R.; LINS, L. Gestão de Custos: Contabilidade, Controle e Análise. São Paulo: Atlas, 2010.

WILLIAMS, J. Shopping Centers: Estratégia. São Paulo: Neoband Gráfica, 2008.




DOI: https://doi.org/10.21714/

Apontamentos

  • Não há apontamentos.