INFLUÊNCIA DA MARCA SOBRE A PERCEPÇÃO DE QUALIDADE DOS PRODUTOS E AS PREFERENCIAS DE COMPRA DOS CONSUMIDORES: UM TESTE CEGO COM SUCOS PRONTOS PARA CONSUMO
Resumo
Tem-se observado um crescimento significativo da produção, da concorrência e do consumo na indústria de sucos prontos para consumo embalados em caixas do tipo Longa Vida. Diante deste cenário, objetivou-se estudar a influência das marcas desse tipo de suco sobre a decisão de compra dos consumidores. Foi realizada uma pesquisa dividida em duas fases, sendo a primeira de natureza qualitativa e a segunda de caráter quantitativo e descritivo / quase-experimental, configurado na modalidade antes-depois e sem grupo controle (Malhotra, 2006). Durante a fase qualitativa, 30 estudantes, de uma instituição de ensino superior de Belo Horizonte, Minas Gerais, foram consultados sobre os aspectos que consideravam importantes ao escolherem sucos de uva de caixinha, bem como, o conjunto de marcas evocadas nessa categoria de produtos. Durante a fase quantitativa e descritiva / quase-experimental foi realizado um teste cego incluindo seis marcas de sucos de uva evocadas durante a fase qualitativa. O levantamento dos dados quantitativos contou com a participação de 130 estudantes universitários. O questionário quantitativo aplicado foi composto de duas partes: a primeira respondida antes da realização do teste cego e a segunda após a experimentação dos sucos. Os resultados obtidos demonstraram a influência da marca dos produtos sobre a percepção dos consumidores quanto a sua qualidade e sobre as suas preferências de compra.
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PDFReferências
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DOI: https://doi.org/10.21714/
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