MICRO EMPREENDEDORES EM REDES DE FRANQUIAS: COMPARAÇÃO DE VALOR ENTRE GÊNEROS

Fredy Arl Schnell, Andrea Giovani Lanfranchi, Pedro Lucas de Resende Melo, Júlio Araujo Carneiro da Cunha, Renato Telles

Resumo


Este estudo tem como objetivo comparar a percepção quanto ao suporte e à marca de microfranquias entre empreendedores femininos e masculinos. Adotou-se o método de pesquisa quantitativa, a coleta foi realizada pela aplicação de um survey com 148 microfranqueados associados à Associação Brasileira de Franchising (ABF) e situados na Região da Grande São Paulo. Por meio de regressão logística analisaram-se quais eram as características de percepção em relação à marca e ao suporte do franqueador que explicavam a diferença entre os gêneros de microfranqueados. Os resultados encontrados suportaram parcialmente as hipóteses propostas, indicando que há diferenças entre os gêneros quanto à percepção de valor de suporte. No entanto não apontam diferenças de percepções quanto à importância do valor da marca. A contribuição teórica que o trabalho traz é que as microfranqueadas valorizam mais o suporte recebido em seus empreendimentos, o que se materializa na figura do franqueador e no suporte recebido dele. No aspecto gerencial, os resultados mostram para os franqueadores que mulheres tendem a ter maior expectativa de suporte por parte deles, o que os faz ter um entendimento melhor de suas estratégias para atender seus microfranqueados.


Palavras-chave


Redes de Franquia; Empreendedorismo Feminino; Microfranquias

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DOI: https://doi.org/10.6034/rmpe.v13i3.1110

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