Influência do Ciclo Financeiro na Lucratividade: Um Estudo de Caso em Lojas Franqueadas no Segmento de Surfwear

Rodney Wernke, Ivone Junges

Resumo


O artigo objetiva identificar o efeito dos prazos do ciclo financeiro na lucratividade das vendas no âmbito de lojas franqueadas. Foi utilizada metodologia do tipo descritiva, no formato de estudo de caso, com abordagem qualitativa. Foram apresentadas as principais características do contexto estudado e evidenciada a diferença entre o resultado da venda “com” e “sem” a consideração desses prazos. Concluiu-se que há uma redução na lucratividade do faturamento do período, se comparadas as duas formas de mensurar o resultado, equivalente a 9,84% do lucro de 2017 e constatou-se uma tendência de aumento do percentual de alteração nos resultados das vendas com a expansão ciclo financeiro de cada segmento. A contribuição da pesquisa foi a de evidenciar como as políticas de prazos podem ser prejudiciais à lucratividade das lojas franqueadas. Além disso, foi efetuada uma simulação envolvendo a redução de 30 dias no ciclo financeiro, que acarretaria aumento no lucro das vendas entre a realidade inicial e o cenário hipotético cogitado. Assim, destaca-se a necessidade de que os gestores priorizem ações que reduzam o ciclo financeiro, como a diminuição dos prazos de recebimento e de estocagem ou a negociação de prazos maiores com fornecedores.

Palavras-chave


Ciclo financeiro; Políticas de prazos; Franchising

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DOI: https://doi.org/10.6034/rmpe.v14i1.1238

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