AUTOEFICÁCIA E ORIENTAÇÃO EMPREENDEDORA: UMA ANÁLISE DE SUAS RELAÇÕES EM PEQUENAS EMPRESAS DE MODA ÍNTIMA

Stenio Dias da Silva Filho, Suzete Antonieta Lizote

Resumo


O estudo tem como objetivo principal analisar as associações entre autoeficácia empreendedora e orientação empreendedora em pequenas empresas de moda íntima de Santa Catarina, que foram capacitadas pelo SEBRAE/SC para atuarem no mercado externo, e em pequenas empresas de moda íntima de Santa Catarina e do Ceará, que não participaram de capacitações para se internacionalizar e comercializam seus produtos apenas no mercado interno. Para alcançar o objetivo proposto, foi realizada uma pesquisa quantitativa de natureza descritiva e correlacional. Na obtenção dos dados se usou o método de pesquisa survey, empregando questionários já validados no Brasil. Os resultados obtidos permitiram concluir que as empresas de moda íntima que tem a intenção de comercializarem seus produtos em mercados mais competitivos, como é o mercado internacional, e que foram capacitadas com esse intuito, manifestam forte orientação empreendedora e forte crença em sua capacidade de ser bem-sucedidos em suas tarefas empreendedoras quando comparadas às empresas que não foram capacitadas. A análise dos vínculos entre a autoeficácia e a orientação empreendedora nos três tipos de empresas pesquisadas mostrou diversas diferenças, sendo assunção a risco a dimensão da orientação empreendedora que apresentou mais relações significantes.

Palavras-chave


Pequenas empresas. Autoeficácia empreendedora. Orientação empreendedora. Internacionalização.

Texto completo:

PDF

Referências


ANDERSSON, S. The internationalization of the firm from an entrepreneurial perspective. International Studies of Management and Organization, v. 30, n. 1, p. 65-94, 2000.

ANDRADE, D. C. T.; COSTA, D. M. D.; VASCONCELOS, V. N. S. A.; RAMOS, H. R. Empreendedorismo e economia solidária: um ensaio de suas convergências e divergências. Revista de Administração, Contabilidade e Economia da FUNDACE, Ribeirão Preto, v. 7, n. 1, Ed. Esp. Ecossistemas de Inovação e Empreendedorismo, p. 175-186, 2016.

AXELSSON, B; EASTON, G. Industrial networks: a new view of reality. Londres: Routledge, 1992.

BABBIE, E. Métodos de pesquisa survey. Belo Horizonte: Ed. UFMG, 1999.

BACELAR, S. D.; TEIXEIRA, R. M. Produção científica sobre empreendedorismo no brasil: estudo bibliométrico das publicações em periódicos e eventos entre 2008 e 2014. Anais do IX Encontro de Estudos em Empreendedorismo e Gestão de Pequenas Empresas – EGEPE. Passo Fundo, 2016.

BANDURA, A. Self-efficacy: Toward a unifying theory of behavioral change, Psychological Review, v. 84, p. 191–215, 1977.

BANDURA, A.; AZZI, R. G.; POLIYDORO, S. A. J. (Orgs.). Teoria Social Cognitiva: conceitos básicos. Porto Alegre: Artmed, 2008.

BEUREN, I. M. (Org.). Como elaborar trabalhos monográficos em contabilidade. 3 ed. São Paulo: Atlas, 2008

BOHRER, F. M.; DIB, L. A. R. O processo de internacionalização de empresas de comércio sob o olhar comportamental: estudo longitudinal dos casos mercadolibre e ebay. Revista Alcance Eletrônica, v. 21, n. 01, p.126-151, jan./mar. 2014. Disponível em: . Acesso em: 20 de mar. 2016.

BORGES, A. F.; ENOQUE, A. G.; BORGES, J. F.; ALMEIDA, L. L. S. Empreendedorismo Religioso: Um Estudo sobre Empresas que Exploram o Nicho da Religiosidade. RAC. Revista de Administração Contemporânea (Online), v. 19, p. 565-583, 2015.

CHEN, C. C.; GREENE, P. G.; CRICK, A. Self-efficacy distinguish entrepreneurs from managers? Journal of Business Venturing, v. 13, p.295-316, 1998.

CHETTY, A. B.; HOLM, D. B. Internationalization of small to medium-sized manufacturing firms: a networ approach. International Business Review, Oxford, v. 9, p. 77-95, 2000.

COSTA, A. M.; BARROS, D. F.; CARVALHO, J. L. F. A dimensão histórica dos discursos acerca do empreendedor e do empreendedorismo. RAC. Revista de Administração Contemporânea, v. 15, n. 2, p. 179-197, 2011.

COVIN, J. G.; MILLER, D. International Entrepreneurial Orientation: Conceptual Considerations, Research Themes, Measurement Issues, and Future Research Directions. Entrepreneurship Theory and Practice. V. 38, n 1, Pages: 11–44 January 2014.

COVIN, J. G.; SLEVIN, D. P. Strategic Management of Small Firms in Hostile and Benign Environments. Strategic management journal, v. 10, n. 1, p. 75–87, 1989.

COVIN, J. G.; SLEVIN, D. P.A conceptual model of entrepreneurship as firm behavior. Entrepreneurship Theory & Practice, v. 16, n. 1, p. 7-25, 1991.

CRESWELL, J. W. W. Projeto de pesquisa: métodos qualitativo, quantitativo e misto. 2. ed. Porto Alegre: Bookman, 2010.

DAL-SATO, F. et al. O processo de internacionalização da empresa de software totvs sob a ótica da abordagem comportamental. REGE Revista de Gestão, v. 22, n. 4, p. 493-508, 2015.

DE NOBLE, A.; JUNG, D.; EHRLICH, S. Entrepreneurial self-efficacy: the development of a measure and its relationship to entrepreneurial actions. In: “Frontiers of Entrepreneurship Research”. Waltham, 1999.

ELFRING, T.; HULSINK, W. Networks in entrepreneurship: the case of high-technology firms. Small Business Economics, Dordrecht, NL, v. 21, p. 409-422, 2003.

ESCOBAR, M. A. R. Relação das capacidades dinâmicas e orientação empreendedora com o desempenho em agências de viagens moderada pelo ambiente organizacional. 2012. 202f. (Doutorado em Administração). Programa de Pós-Graduação em Administração e Turismo, Universidade do Vale do Itajaí, Biguaçu. 2012.

FERREIRA, F. L. A.; GIMENEZ, F. A. P.; AUGUSTO, P. O. M. Empreendedorismo e o processo de criação de uma nova organização. Revista de Empreendedorismo e Gestão de Pequenas Empresas, v. 3, n. 2, p. 70-93, 2014.

FERREIRA, M. P.; MIRANDA, R.; REIS, N. R.; PINTO, C. F.; SERRA, F. R. Pesquisa em empreendedorismo no principal periódico internacional: um estudo bibliométrico das publicações no journal of business venturing entre 1987 e 2010. Revista de Empreendedorismo e Gestão de Pequenas Empresas, v. 3, n. 1, p. 56-83, 2014.

FINNEY, S. J.; DiSTEFANO, C. Non-normal and categorical data in structural equation modeling. In: G. R. HANCOK; R. O. MUELLER. Structural Equation Modeling: A Second Course. Charlotte, NC: Information Age Publishing, 2006.

FRANÇA, A. B.; SARAIVA, J.; HASHIMOTO, M. Orientação empreendedora como indicador do grau de empreendedorismo corporativo: fatores que caracterizam os intraempreendedores e influenciam sua percepção. Revista de Empreendedorismo e Gestão de Pequenas Empresas, v.1, n. 3, p. 78-103, 2012.

GARDELIN, J. P.; ROSSETTO, C. R.; VERDINELLI, M. A. O relacionamento entre a incerteza ambiental e o comportamento estratégico na percepção dos gestores de pequenas empresas. Revista de Administração da USP, v.48, n.4, p.702-715, 2013.

GEM, Empreendedorismo no Brasil – 2015: Relatório Executivo. Disponível em: . Acesso em: 20 de mar. 2016.

HAIR Jr., J. F. et al. Análise Multivariada de Dados. 5. ed. Porto Alegre: Bookman, 2005.

HARRIS, R. J. A primer of multivariate statistics. New York: Academic Press, 1975.

HERNÁNDEZ SAMPIERI, R. H.; COLLADO, C. F.; LUCIO, P. B. Metodologia de Pesquisa. 3.ed. São Paulo: McGraw-Hill, 2006.

IEMI. Relatório Setorial da Indústria Têxtil Brasileira. Disponível em: www.iemi.com.br Acesso em: Dez. 2016.

JOHANSON, J.; MATTSON, L. International marketing and internationalization processes – a network approach. In: S. PALIWODA; P. W. TURNBULL (Eds.) Research in international marketing. London: Croom Helm, 1986.

JOHANSON, J.; VAHLNE, J. The internationalization process of the firm – A model of knowledge development and increasing foreign market commitments. Journal of International Business Studies, v. 8, n. 1, p. 23-32, 1977.

JOHANSON, J.; VAHLNE, J. The Uppsala internationalization process model revisited: from liability of foreignness to liability of outsidership. Journal of International Business Studies, v. 40, p. 1411-1421, 2009.

KHANDWALLA, P. N. The Design of Effective Top Management Style. Vikalpa, V. 1, n 2, April 1976.

LANDSTROM, H.; BENNER, M. Entrepreneurship research: a history of scholarly migration. In: H. LANDSTROM; F. LOHRKE (Org). Historical foundations of entrepreneurship research. Great Britain: Edward Elgar Publishing. p. 15-45, 2010.

LAZZAROTTI, F. et al. Orientação Empreendedora : Um Estudo das Dimensões e sua Relação com Desempenho em Empresas Graduadas. Revista de Administração Contemporânea, v. 19, n. 6, p. 673-695, 2015.

LEITE, Y. V. P.; MORAES, W. F. A. As dimensões do empreendedorismo internacional: uma proposição de framework. Revista Ibero-Americana de Estratégia, v. 13, n. 4, p. 91-106, 2014.

LEITE, Y. V. P.; MORAES, W. F. A.; SALAZAR, V. S. Propensão à adaptação no empreendedorismo internacional: uma análise qualitativa de exportadoras do semiárido. Revista de Administração da UNIMEP, v. 12, n. 3, p. 207-227, 2014.

LIMA, G. L.; NASSIF, V. M. J. Conjecturas entre indivíduo empreendedor e capital psicológico. Anais do VIII Encontro de Estudos em Empreendedorismo e Gestão de Pequenas Empresas – EGEPE. Goiânia, 2014.

LIZOTE, S. A.; VERDINELLI, M. A.; SILVEIRA, A. Relação entre autoeficácia e competências empreendedoras de gerentes com o desempenho das empresas instaladas em incubadoras tecnológicas de Santa Catarina, Brasil. Anais do XV Congresso Latino-Ibero-Americano de Gestão de Tecnologia – ALTEC. Porto, Portugal. 2013a.

LOPES, V. S.; LACERDA, F. M; MARTENS, C. D. P. Orientação empreendedora: um estudo bibliométrico sobre a produção cientifica brasileira. Anais do XVIII Seminário em Administração – SEMEAD. Anais. São Paulo, 2015.

LUMPKIN, G. T.; DESS, G. G. Clarifying the entrepreneurial orientation construct and linking it to performance. The Academy of Management Review, v. 21, n. 1, p. 135–172, 1996.

MALHOTRA, N. Pesquisa de marketing: uma orientação aplicada. 6. ed. Porto Alegre: Bookman, 2012.

McDOUGALL, P. P. International versus domestic entrepreneurship: new venture strategic behavior and industry structure. Journal of Business Venturing, v. 4, n. 6, p. 387-400, 1989.

McGEE, J. E.; PETERSON, M.; MUELLER, S. L.; SEQUEIRA, J. M. Entrepreneurial self-efficacy: Refining the measure. Entrepreneurship Theory & Practice, v. 33, n. 4, p. 965-988, 2009.

MILLER, D. The Correlates of entrepreneurship in three types of firms. Management Science, v. 29, n. 7, p. 770-791, 1983.

MILLER, D.; FRIESEN, P.H. Archetypes of strategy formulation. Management Science, v.24, n.9, p.921-933, May 1978.

MONTEIRO, A. P.; SOARES, A. M.; RUA, O. L. Desempenho das exportações: influência dos recursos intangíveis, capacidades dinâmicas e orientação empreendedora. Revista Ibero-Americana de Estratégia, v. 12, n. 3, p. 12-36, 2013.

MORAES, S. G.; STREHLAU, V. I.; TUROLLA, F. A. Produção acadêmica de autores brasileiros sobre internacionalização: balanço das publicações no Brasil no séc. XXI. Internext, Brasil, v. 10, n. 2, p. 82-96, set. 2015. Disponível em: . Acesso em: 18 abr. 2016.

MORIANO, J. A.; PALACÍ, F. J.; MORALES, J. F. Adaptación y validación en España de la escala de autoeficacia emprendedora. Revista de Psicología Social, v. 21, n. 1, p. 51-64, 2006.

NASCIMENTO, S. Características empreendedoras dos gestores de empresas incubadas e o efeito moderador do estilo cognitivo. 2015. 206f. Tese (Doutorado em Administração). Programa de Pós-Graduação em Administração e Turismo, Universidade do Vale do Itajaí, Biguaçu. 2015.

NASCIMENTO, S.; LIZOTE, S. A.; VERDINELLI, M. A. Características empreendedoras e desempenho organizacional: uma análise com gestores de empresas incubadas. Anais do IX Encontro de Estudos em Empreendedorismo e Gestão de Pequenas Empresas – EGEPE. Passo Fundo, 2016.

NEUMANN, R. W.; HEMAIS, C. A. Produção internacional e comportamento organizacional no processo de internacionalização: podem as teorias explicar o comércio internacional? In: C. A. HEMAIS (Org.). O desafio dos mercados externos: teoria e prática na internacionalização da firma. Rio de Janeiro: Mauad, 2005. v. 2.

ORTEGA, L. M. Programa empreendedorismo-escola: influenciando a universidade por meio do tripé ensino, pesquisa e extensão. Revista de Administração, Contabilidade e Economia da FUNDACE, v.7, n.1, Ed. Esp. Ecossistemas de Inovação e Empreendedorismo, p. 118-132, 2016.

PRODANOV, C. C.; FREITAS, E. C. Metodologia do Trabalho Científico: Métodos e Técnicas da Pesquisa e do Trabalho Acadêmico. 2. Ed. Novo Hamburgo: FEEVALE, 2013.

RAUCH, A. WIKLUND, J.; LUMPKIN, G. T.; FRESE, M. Entrepreneurial orientation and business performance: an assessment of past research and suggestions for the future. Entrepreneurial Theory & Practice, v. 33, n. 3, p. 761-787, 2009.

RIBEIRO, H. C. M. Produção acadêmica do tema internacionalização divulgada nos periódicos nacionais: um estudo bibliométrico. Internext, v. 11, n. 1, p. 01-20, 2016. Disponível em: . Acesso em: 10 abr. 2016.

RICHARDSON, R. J. Pesquisa social: métodos e técnicas. São Paulo: Atlas, 1989.

SANTOS, A. C. M. Z.; ALVES, M. S. P. C.; BITENCOURT, C. C. Dimensões da orientação empreendedora e o impacto no desempenho de empresas incubadas. BASE - Revista de Administração e Contabilidade da Unisinos, v. 12, n.3, p. 242-255, 2015.

SCHUMPETER, J. A. Capitalism, Socialism and Democracy. New York: Harper & Borthers, 1942.

SCHUMPETER, J. A. Teoria do Desenvolvimento Econômico. São Paulo: Abril Cultura, 1982.

SEIFRIZ, M. A.; GONDIM, S. M. G.; PEREIRA, M. E. Internacionalização e networks em pequenas e médias empresas: o papel dos laços de descendência imigratória. Revista Brasileira de Gestão de Negócios, v. 16, n. 50, p. 05-24, 2014.

STEVENSON, H. H.; JARILLO, J. C. A perspective of entrepreneurship: entrepreneurial management. Strategic Management Journal. n. 11, p. 17–27, 1990.

VERGA, E.; SILVA, L. F. S. Empreendedorismo: evolução histórica, definições e abordagens. Revista de Empreendedorismo e Gestão de Pequenas Empresas, v. 3, n.3, p. 03-30, 2014.

VIRGILLITO, S. B. Pesquisa de Marketing: uma abordagem quantitativa e qualitativa. São Paulo: Saraiva. 2010.

WIKLUND, J. The sustainability of the entrepreneurial orientation-performance relationship. Entrepreneurship: Theory & Practice, v. 24, n. 1, p. 37-48, 1999.

WIKLUND, J.; SHEPHERD, D. Entrepreneurial orientation and small business performance: a configurational approach. Journal of Business Venturing, v. 20, n. 1, p. 71-91, 2005.

ZAHRA, S. A. A conceptual model of entrepreneurship as firm behaviour: a critique and extension. Entrepreneurship: Theory & Practice, v.16, n.4, p.5-21, 1993.




DOI: https://doi.org/10.6034/rmpe.v13i1.1342

Apontamentos

  • Não há apontamentos.