Abrir ou não abrir? O Caso do Centro de Beleza Star

Ana Paula Pereira dos Passos, Grasiele Cabral Pereira, Helena Wollinger, Sabrina dos Santos Junckes

Resumo


Este caso para ensino tem como objetivo incentivar a reflexão dos leitores sobre situações pertinentes ao processo de abertura de um novo negócio. Em 2019, Carla decidiu investir em um centro de beleza no município de Florianópolis, Santa Catarina, e convidou Luiza, sua amiga de infância, que tinha o desejo de empreender, como sócia. É necessário decidir, entre abrir ou não abrir o Centro de Beleza Star, levando em consideração o histórico das duas sócias e os dados coletados para o plano de negócios. Assim, o caso propõe que os alunos se coloquem no lugar das sócias para uma discussão sobre questões relacionadas ao planejamento estratégico e análise financeira, explorando conceitos e os relacionando com o contexto organizacional. Pretende-se incentivar o pensamento crítico e a criatividade para tomada de decisão. Recomenda-se a aplicação nos cursos de graduação em Administração, em disciplinas de Estratégias Organizacionais e Avaliação Financeira de Investimentos.

Palavras-chave


Planejamento Estratégico; Análise Financeira; Caso para Ensino.

Texto completo:

PDF

Referências


ALMEIDA, A. C. L.; CARDOSO, A. J. G. Diagnostico rápido Participativo e Matriz Swot: Estratégias de Planejamento Estratégico com Base na Atual posição do Curso de Secretariado Executivo UEPA. Revista de Gestão e Secretariado, v. 5, n. 2, p. 117, 2014.

BARBOSA, E.; BRONDANI, G. Planejamento estratégico organizacional. Revista Eletrônica de Contabilidade, v. 1, n. 2, p. 107-123, 2005.

BOUHALI et al. Leader roles for innovation: strategic thinking and planning. Procedia – Social and Behavioral Sciences, v. 181, n. 1, p. 72-78, 2015.

DYSON, R. G. Strategic Development and SWOT Analysis at the University of Warwick,

European Journal of Operational Research, v. 152, n. 1, p. 631–640, 2004.

FERNANDES, D. R. Uma visão sobre a análise da matriz SWOT como ferramenta para elaboração da estratégia. Revista de Ciências Jurídicas e Empresariais, Londrina, v. 13, n. 2, p. 57-68, 2012.

LIZOTE, S. A. et al. Análise de Investimentos: um estudo aplicado em uma empresa do ramo alimentício. In: SIMPÓSIO DE EXCELÊNCIA EM GESTÃO E TECNOLOGIA, 11., 2014, Rio de Janeiro. Anais... Rio de Janeiro: Senet, 2014.

OLIVEIRA et al. Communication of Social and Environmental Responsibility in the Mission, Vision and Values of BM&FBovespa and Fortune 500 companies. Contabilidade, Gestão e Governança, v. 19, n. 2, p. 192-210, 2016.

PADOVEZE, C. L. Contabilidade gerencial. Curitiba: IESDE, 2012.

PEREIRA, M.F. Planejamento estratégico: teorias, modelos e processos. São Paulo: Atlas, 2010

ROSSI, C. A. V.; LUCE, F. B. Construção e proposição de um modelo de planejamento estratégico baseado em 10 anos de experiência. In: ENCONTRO DA ASSOCIAÇÃO NACIONAL DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ADMINISTRAÇÃO, 26., 2002, Salvador. Anais... Salvador: ANPAD, 2002.

SCORSOLINI-COMIN, F. Missão, visão e valores como marcas do discurso nas organizações de trabalho. PSICO, v. 43, n. 3, pp. 325-333, jul./set. 2012.

WEIHRICH, H. The TOWS matrix: a tool for situational analysis. Journal of Long Range Planning, v. 15, n. 2, 1982.




DOI: https://doi.org/10.6034/rmpe.v15i3.1548

Apontamentos

  • Não há apontamentos.