O potencial de franqueabilidade de negócios alimentícios emergentes: um estudo multicaso no município de Campinas

Matheus Dermonde, Renato de Castro Garcia

Resumo


Este artigo tem como objetivo verificar o potencial de franqueabilidade em três empreendimentos alimentícios do munício de Campinas. Tal potencial foi analisado a partir de quatro fatores não puramente econômicos, Perfil Empreendedor, Gestão do Conhecimento, Canais de Marketing e Cadeia de Suprimentos, que foram definidos a partir da revisão de literatura realizada. Os dados foram coletados através de entrevistas com os empreendedores de cada uma das marcas, bem como pela análise de documentos, redes sociais e sites institucionais. Como resultado verificou-se que todos as marcas possuem potencial de franqueabilidade, entretanto, a análise do perfil dos empreendedores indicou que em um dos empreendimentos estudados, o potencial de franqueabilidade demonstrou-se claramente superior aos demais casos. Este trabalho contribui para literatura do franchising ao apresentar uma visão não retrospectiva da decisão de franqueamento e também ao propor um diagrama de fatores condicionantes à conferência do potencial de franqueabilidade para negócios próprios do segmento alimentício.

Palavras-chave


Potencial de franqueabilidade; Franchising; Expansão de pequenos negócios

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DOI: https://doi.org/10.6034/rmpe.v17i1.1575

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