O EMPREENDEDOR DE ARTES MARCIAIS: entre a effectuation e o medo, a luta para empreender.

Leonardo de Sales Dias, Vânia Maria Jorge Nassif

Resumo


O empreendedorismo informal tem relevância social e econômica, podendo corresponder a cerca de 17% do Produto Interno Bruto brasileiro, considerando o resultado relativo ao ano de 2019, e abrange diversos ramos de atividades, incluindo o ramo de ensino de artes marcais. Assim, o presente estudo tem como objetivo verificar se o empreendedorismo informal foi por necessidade ou por oportunidade; verificar aspectos da teoria da effectuation; identificar fatores que ensejam o sentimento de medo e suas reações. Trata-se de um estudo qualitativo, com perspectiva interpretativista. A coleta de dados se deu por meio de entrevistas semiestruturadas com oito empreendedores do ramo de artes marciais. Os principais resultados foram: a verificação de que os empreendedores informais foram motivados pelo aproveitamento de uma oportunidade; que os medos vivenciados pela maioria mantêm relação com a gestão do negócio; que foram verificadas várias ações dos empreendedores que mantem relação com teoria da effectuation. Os resultados do presente estudo apresentam relevância acadêmica, pois abordam construtos que carecem de maiores estudos empíricos, e práticos, uma vez que descrevem ações e experiências dos empreendedores.

Palavras-chave


empreendedorismo; arte marcial; informalidade; medo; effectuation.

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DOI: https://doi.org/10.6034/rmpe.v16i2.1679

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