JORNADA DO CONSUMIDOR: ANÁLISE E APOIO AO PLANEJAMENTO DE MARKETING DIGITAL PARA PEQUENAS E MÉDIAS CONSTRUTORAS A PARTIR DO MODELO DOS CINCO AS

Carolina da Silva Santana, Carlos Marcelo Ardigó

Resumo


O setor da construção civil vem se destacando e crescendo ano após ano. Consequentemente, o número de construtoras e a concorrência também aumentaram. Uma forma de se diferenciar no mercado é conhecer os clientes e superar suas expectativas. Considerando essa dinâmica, este artigo teve como objetivo propor uma estrutura de compreensão da jornada do consumidor por meio dos cinco As, especificamente na construção civil e direcionado ao apoio e planejamento de marketing digital para pequenas e médias construtoras. Para isso, foi estudado o processo de jornada de compra dos consumidores atuais da empresa contexto da pesquisa e também o mercado da construção civil como um todo. Foram utilizados procedimentos da pesquisa documental, da observação participante e entrevistas individuais, por uma abordagem exploratória e qualitativa. Como resultado, compreendeu-se o comportamento do consumidor e os pontos de contato com a marca em cada fase dos cinco As, auxiliando assim, a empresa a definir as ferramentas que precisa e ações importantes a serem feitas, além de indicar métricas a serem observadas, entendendo também onde é necessário maior investimento. Por meio desse artigo, outras empresas podem aplicar as recomendações e mapear suas próprias fases da jornada do consumidor.

Palavras-chave


Marketing digital, jornada do consumidor, modelo dos 5As, construção civil, minha casa minha vida.

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DOI: https://doi.org/10.6034/rmpe.v17i1.1687

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