A INOVAÇÃO NA ECONOMIA CRIATIVA: DO RELACIONAMENTO COM O CLIENTE À CONSOLIDAÇÃO DA PROPOSTA DE VALOR

Lize Antunes de Oliveira

Resumo


Este trabalho relata o acompanhamento de micro e pequenas empresas (MPE) ao longo do programa Agentes Locais de Inovação (ALI), desenvolvido pelo SEBRAE e financiado pelo CNPq, no período entre os anos de 2015 e 2018. Trata-se da observação, por parte de uma agente local de inovação, de empresas que se enquadram na chamada Economia Criativa, companhias que valorizam e se constroem pela criatividade e cujo principal objetivo é criar valor para companhias, clientes e sociedade. O objetivo desse trabalho é analisar e compreender as melhorias das dimensões marca, agregação de valor e relacionamento, essas identificadas por uma das metodologias de gestão e inovação propostas pelo programa Agentes Locais de Inovação, o Radar de Inovação, fundamental para um diagnóstico preliminar das empresas acompanhadas, a partir do uso da ferramenta Canvas, também conhecido como modelo de negócios, proposta por Osterwalder e Pigneur (2011). É o potencial dessa ferramenta de envolver e aprimorar os scores de várias das dimensões identificadas pelo Radar de Inovação, principalmente as que abordam marca, agregação de valor e relacionamento, que demonstra a sua relevância para a mudança de comportamento de gestores e líderes que optam pela ferramenta e, consequentemente, para a geração de inovação e diferencial competitivo.

Palavras-chave


Economia Criativa; inovação; canvas; modelos de negócios

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DOI: https://doi.org/10.6034/rmpe.v16i2.1712

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