Palletiê: o plano é ser sustentável

Jefferson Pereira de Sousa, Halana Adelino Brandão, Antonio Messias Valdevino, Ítalo Anderson Taumaturgo dos Santos

Resumo


O caso se constrói a partir de uma situação problemática que se baseia em fatos reais em torno de um empreendimento especializado na produção de móveis de pallets. A ideia do empreendimento é a busca por uma adoção de uma perspectiva sustentável, que transita em torno da produção e da manutenção do próprio negócio. No decorrer da narrativa são apresentados os fatos e as suas consecutivas decisões que foram tomadas para resolver os problemas gerenciais em torno da Palletiê, sobretudo sobre os aspectos do planejamento da empresa em questões de produção, marketing, gerenciamento do negócio e das sociedades e/ou parcerias que foram realizadas para que o negócio fosse estruturado. A ênfase e a aplicação do caso estão ligados a aspectos que se relacionam ao empreendedorismo, ao marketing e à sustentabilidade, sendo que a última pode ser discutida em diversos sentidos. Por tais discussões, o caso pode ser direcionado a disciplinas com os temas em cursos de graduação em administração, marketing e gestão comercial.

Palavras-chave


Empreendedorismo; marketing; sustentabilidade.

Texto completo:

PDF

Referências


Castro Júnior, D., Silveira-Martins, E., Miura, M., Schiavoni, M., & Deluca, M. (2014). Consignação de estratégias a partir da análise ambiental: um estudo de caso do grupo JAN Bebidas. Navus - Revista de Gestão e Tecnologia, 4(2), 143-154. https://doi.org/10.22279/navus.2014.v4n2.p143-154.193

Dornelas, J. C. A. (2007). Empreendedorismo na prática: mitos e verdade do empreendedor de sucesso. São Paulo: Campus.

Laczniak, G. R., & Santos, N. J. C. (2011). The Integrative Justice Model for Marketing to the Poor: An Extension of S-D Logic to Distributive Justice and Macromarketing. Journal of Macromarketing, 31(2), 135-147. 10.1177/0276146710380224

Lei complementar n. 128, de 19 de dezembro de 2008. (2008) Altera a Lei Complementar no 123, de 14 de dezembro de 2006, altera as Leis nos 8.212, de 24 de julho de 1991, 8.213, de 24 de julho de 1991, 10.406, de 10 de janeiro de 2002 – Código Civil, 8.029, de 12 de abril de 1990, e dá outras providências, que institui o Estatuto Nacional da Microempresa e da Empresa de Pequeno Porte. Diário Oficial da União, Brasília, DF: Presidência da República.

Hussain, N., Rigoni, U., & Orij, R. P. (2018). Corporate governance and sustainability performance: Analysis of triple bottom line performance. Journal of Business Ethics, 149(2), 411-432. https://doi.org/10.1007/s10551-016-3099-5

Meng, J. (2015). Sustainability: A framework of typology based on efficiency and effectiveness. Journal of Macromarketing, 35(1), 84-98.

Norman, W., & MacDonald, C. (2004). Getting to the bottom of “Triple Bottom Line”. Business Ethics Quarterly, 14(2), 243-262. https://doi.org/10.5840/beq200414211

Rodrigues, D. B., Murandian, M. B de A., & Campomar, M. C. (2014). A análise da situação no plano de marketing: comparando abordagens. RIMAR – Revista Interdisciplinar de Marketing, 4(2) 49-58.

Silva, A. B.; Bandeira-de-Mello, R (no prelo). Aprendendo em Ação: a utilização de Casos para o Ensino na Administração.

Thabrew, L., Perrone, D., Ewing, A., Abkowitz M., & Hornberger, G. (2017). Using triple bottom line metrics and multi-criteria methodology in corporate settings. Journal of Environmental Planning and Management, 61(1), 49-63. 10.1080/09640568.2017.1289900

Terribili Filho, A. (2014). Escopo de projeto para a criação de plano de negócios. Revista Eletrônica de Estratégia & Negócios, 7(1), 30-55. http://dx.doi.org/10.19177/reen.v7e12014p.29-55

Toledo, L. A., Campomar, M. C., & Toledo, G. L. (2006). Planejamento de marketing e confecção do plano de marketing: uma análise crítica. Organizações & Sociedade, 13(37), 47-68. https://dx.doi.org/10.1590/S1984-92302006000200003

Vasconcellos Filho, P de. (1979). Análise ambiental para planejamento estratégico. Revista de Administração de Empresas, 19(12), 115-127.




DOI: https://doi.org/10.6034/rmpe.v18i1.1726

Apontamentos

  • Não há apontamentos.