ANÁLISE DA DINÂMICA COMPETITIVA NO ENSINO DE IDIOMAS:UM ESTUDO MULTICASOS

Aline Nadalin Velter, Aline Egres de Castro, Vanessa Almeida da Silva, Flavia Luciene Scherer, Márcia Zampieri Grohmann

Resumo


O presente artigo tem por objetivo verificar a situação da dinâmica competitiva do setor de escolas de idiomas, na cidade de Santa Maria - RS, a partir da percepção de seus gestores.  Para atingir tal objetivo, realizou-se uma pesquisa qualitativa, por meio de entrevistas semi-estruturadas com proprietários de oito empresas que atuam no setor. Pautando-se pelo modelo teórico das cinco forças de Porter foi possível identificar as formas de atuação de cada uma das oito empresas pesquisadas. Os resultados encontrados apontaram que a força que mais influencia o setor é a rivalidade entre concorrentes, visto que existe um grande número de escolas de idiomas na cidade e todas elas buscam algum tipo de diferenciação, seja no método de ensino, estrutura, público-alvo ou preço. As empresas também demonstraram não ter um acompanhamento apropriado das atividades da concorrência, fazendo com que sua competitividade nesse mercado acirrado fique comprometida. A força que demonstrou menor relevância foi a ameaça de novos entrantes, pois as empresas consideram-se preparadas para lidar com novos concorrentes menos preparados e consideram que uma nova empresa atuando no setor é uma força motivadora para sua reestruturação visando a tornar-se mais competitiva.


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DOI: https://doi.org/10.6034/234

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