Responsabilidade social em micro e pequenas empresas / Social responsibility in micro and small enterprises
Resumo
O objetivo deste artigo é analisar as ações de responsabilidade social das micro e pequenas empresas do município de Paranaíba-MS. O estudo está fundamentado em um referencial teórico que discute o conceito e as práticas de responsabilidade social no contexto das micro e pequenas empresas, apresentaram-se as sete diretrizes da responsabilidade social segundo o Instituto Ethos e SEBRAE (2003). A pesquisa de campo, caracterizada como descritiva, foi realizada em dois momentos: primeiro com uma pesquisa quantitativa, com setenta micro e pequenas empresas, com intuito de definir o perfil do empreendimento, do empreendedor e as práticas de responsabilidade social; segundo por meio de uma pesquisa qualitativa, com cinco empreendedores, o roteiro de entrevista focou-se principalmente nas sete diretrizes da responsabilidade social. Os resultados apresentam os dados quantitativos que são complementados pelas informações qualitativas. Conclui-se que a maioria dos empreendedores demonstra ter vontade e capacidade empreendedora, porém permanecem estáticos, não têm conhecimento sobre a ciência da responsabilidade social, suas diretrizes e tão pouco seus benefícios a longo prazo.
The aim of this paper is to analyze the actions of social responsibility of micro and small companies City of Paranaíba-MS. The study is based on a theoretical framework that discusses the concept and social responsibility practices in the context of micro and small businesses, presented to the seven guidelines social responsibility according to the Ethos Institute and SEBRAE (2003). The field research, characterized as descriptive, was performed in two stages: first with a quantitative survey, seventy micro and small companies, aiming at raising the profile of enterprise, the entrepreneur and the practices social responsibility through a second survey qualitative, with five entrepreneurs, the script interview focused mainly on the seven guidelines social responsibility. The results show the quantitative data are supplemented by qualitative information. We conclude that most entrepreneurs demonstrates a willingness and ability entrepreneurial, but they remain static, they have knowledge about the science of social responsibility, their guidelines and so little benefits in the long term.
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PDFDOI: https://doi.org/10.6034/303
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