Planejamento estratégico para pequena empresa: um estudo de caso em uma pequena empresa de Santa Maria/RS / Strategic planning for small business: a case study in a small business in Santa Maria/RS

Juliane Nascimento Quadros, Sara Schafer Segatto, Andreas Dittmar Weise, Carina Cipolat, Djalma Dias Silveira, Lisia Rosiski Weber

Resumo


As pequenas empresas constituem a maioria das organizações existentes e sua importância no contexto socioeconômico do país é inquestionável, pois elas levam a menor concentração de mercado e induzem a melhor distribuição de renda, favorecendo a estabilidade social e política. O planejamento estratégico é pouco utilizado por essas organizações, seja pela complexidade das metodologias que são elaboradas para as grandes empresas ou pelas características administrativas dessas empresas. Assim, faz-se necessário abordar o planejamento estratégico de uma forma menos complexa e que considere as características desse setor. O objetivo desse trabalho foi aplicar um modelo de Planejamento Estratégico desenvolvido para a pequena empresa. O método utilizado é o estudo de caso, de caráter qualitativo, exploratório e descritivo. O modelo foi aplicado com sucesso em uma pequena empresa do ramo da construção civil de Santa Maria – RS e mostrou-se fácil de ser aplicado pelo gestor da pequena empresa.

Small businesses constitute the majority of existing organizations and their importance in the socio-economic context of the country is unquestionable, as they lead to a lower market concentration and induce a better income distribution, favoring the social and political stability. Strategic planning is not often used by these organizations, either because of the complexity of the methodologies, which are designed for larger businesses, or because the administrative features of these organizations. Therefore, it is necessary to approach the strategic planning in a less complex way, considering the features of this sector. The purpose of this study was to implement the model of Strategic Planning developed by Quadros et al (2011) for small businesses. The method used is the case study, in a qualitative, exploratory and descriptive character. The model was successfully implemented in a small business of civil construction in Santa Maria – RS and proved to be easy to implement by the manager of the business.


Texto completo:

PDF


DOI: https://doi.org/10.6034/403

Apontamentos

  • Não há apontamentos.