Estratégias de marketing em micro e pequenas empresas de varejo: estudo de múltiplos casos no sul de Minas Gerais
Resumo
Palavras-chave
Referências
ALVES, R. C. Marketing em micro e pequenas empresas. In: SETTE, R. S. (Org.). Marketing: uma visão brasileira. Lavras. Editora UFLA, 2013.
ALVES, R. C.; ANTONIALLI, L. M.; SANTOS, L. L. S.; LIMA, A. L. R. Estratégias Construídas nas Micro e Pequenas Empresas em Redes de Cooperação: Um Estudo no Mercado Central de Belo Horizonte. In: XXXVI ENANPAD, 2012, Anais...Rio de Janeiro: ANPAD, 2012.
AMERICAN MARKETING ASSOCIATION (AMA). Disponível em: . Acesso em: 30 de jun. de 2014.
BARDIN, L. Análise de conteúdo. Lisboa: Edições 70, 2002.
BARROS, M. A. Estratégia nas empresas de internet: lições da informalidade. Revista de Administração de Empresas, v. 41, n. 4, p. 32-43, 2001.
BEKIN, S. F. Conversando sobre o endomarketing. São Paulo: Makron Books, 1995.
CARSON, D. Marketing para pequenas e médias empresas. In: BAKER, M. J. (Org.). Administração de Marketing. 5 ed. Rio de Janeiro: Elsevier, 2005.
CASTRO JÚNIOR, D. F. L.; MIURA, M. N.; SILVEIRA-MARTINS, E; RIBEIRO-MARTINS, C. Marketing! Onde está o Paradigma? In: III COLÓQUIO INTERNACIONAL DE EPISTEMOLOGIA E SOCIOLOGIA DA CIÊNCIA DA ADMINISTRAÇÃO, 2013, Anais...Florianópolis: UFSC, 2013.
COVA, C. J. G. As conexões entre o marketing e a logística na busca do valor ao cliente. Revista Pensamento Contemporâneo em Administração, v. 2, n. 1, p. 42-53, 2008.
D’ANGELO, A. C.; SCHNEIDER, H.; LARÁN, J. A. Marketing de relacionamento junto a consumidores finais: um estudo exploratório com grandes empresas brasileiras. Revista de Administração Contemporânea, v. 10, n. 1, p. 73-93, 2006.
DIAS, S.R. Gestão de marketing. São Paulo: Saraiva, 2004.
FERREIRA, L. F. F.; SANTOS, S. A.; GRISI, C. C. H.; LIMA, A. C. Análise quantitativa sobre a mortalidade precoce de micro e pequenas empresas da cidade de São Paulo. Gestão e Produção, v. 19, n. 4, p. 811-823, 2012.
FERRELL, O. C.; HARTLINE, M. D.; LUCAS JUNIOR, G. H.; LUCK, D. Estratégia de marketing. São Paulo: Atlas, 2000.
FREITAS, E. C.; WEBER, C.; BARTH, M. Marketing de relacionamento e logística no comércio eletrônico. Revista Pensamento Contemporâneo em Administração, v. 4, n. 3, p. 44-61, 2010.
GIL, A. C. Métodos e técnicas de pesquisa social. 5. ed. São Paulo: Atlas, 2007.
GIMENEZ, F. A. P. Escolhas estratégicas e estilo cognitivo: um estudo com pequenas empresas. Revista de Administração Contemporânea, v. 2, n. 1, p. 27-45, 1998.
GIMENEZ, F. A. P.; PELISSON, C.; KRUGER, E. G. S.; HAYASHI JUNIOR, P. Estratégia em pequenas empresas: uma aplicação do modelo de Miles e Snow. Revista de Administração Pública, v. 3, n. 2, p. 53-74, 1999.
GODOY, A. S. Introdução à pesquisa qualitativa e suas possibilidades. Revista de Administração de Empresas, v. 35, n. 2, p. 57-63, 1995.
KOTLER, P.; ARMSTRONG, G. Princípios de marketing. 7. ed. Rio de Janeiro: Prentice Hall do Brasil Ltda., 1998.
KOTLER, P.; ARMSTRONG, G. Princípios marketing. Rio de Janeiro: Prentice Hall, 1993.
KOTLER, P.; KELLER, P. K. K. L. Administração de Marketing. 14. ed. Pearson Education do Brasil, 2012.
LAS CASAS, A. L. Marketing: Conceitos, Exercícios e Casos. 8 ed. São Paulo: Atlas, 2009.
LONGENECKER, J. G.; MOORE, C. W.; PETTY, J. W. Administração de Pequenas Empresas: ênfase na gerência empresarial. São Paulo: Makron Books, 1997.
LOURENÇO, C. D. S. Relações de troca sob a ótica do marketing de relacionamento e da teoria da dádiva. 252 p. Dissertação (Mestrado). Programa de pós-graduação em Administração, Universidade Federal de Lavras, Lavras, 2006.
LOURENÇO, C. D. S.; PEREIRA, J. R. Relações de troca sob a ótica do marketing de relacionamento e da teoria da dádiva. Revista Symposium, v. 9, n. 1, p. 55-74, 2011.
LOURENÇO, C. D. S.; SETTE, R. S. Relacionamentos de Marketing em Empresas Varejistas: Aspectos Positivos e Negativos. Revista Brasileira de Marketing, v. 12, p. 152-178, 2013.
MARIETTO, M. L.; SANCHES, C. Estratégia como prática: um estudo das práticas da ação estratégica no cluster de lojas comerciais da rua das noivas em São Paulo. Revista Pensamento Contemporâneo em Administração, v. 7, n. 3, p. 38-58, 2013.
MELLO, S. C. B. de. O que é o conhecimento em marketing no Brasil. Revista de Administração Contemporânea, v. 10, n. 2, p. 203-212, 2006.
MIGLIOLI, A. M. Tomada de decisão na pequena empresa: estudo multi caso sobre a utilização de ferramentas informatizadas de apoio à decisão. 107 p. Dissertação (Mestrado). Escola de Engenharia de São Carlos, Universidade de São Paulo, São Carlos, 2006.
MIRANDA, C. M. C.; ARRUDA, D. M. O. Evolução do pensamento de Marketing: uma análise do corpo doutrinário acumulado no século XX. Revista Interdisciplinar de Marketing, v. 3, n. 1, p. 40-57, 2004.
MORAES FILHO, A. C. T.; BARONE, F. M.; PINTO, M. O. A produção científica em empresas familiares: um enfoque conceitual. Revista Administração Pública, v. 45, n. 6, p. 1971-1991, 2011.
OLIVEIRA, J.; TERENCE, A. C. F.; ESCRIVAO FILHO, E. Planejamento Estratégico e Operacional na Pequena Empresa: impactos da formalização no desempenho e diferenças setoriais. Revista de Gestão Organizacional, v. 3, p. 119-133, 2010.
SANTOS, L. L. S.; ALVES, R. C.; ALMEIDA, K. N. T. Formação de Estratégia nas Micro e Pequenas empresas: um estudo no Centro-oeste Mineiro. Revista de Administração Empresas, v. 47, n. 4, p. 59-73, 2007.
SETTE, R. S. Uma visão de marketing. In: SETTE, R. S. (Org.). Marketing: uma visão brasileira. Lavras. Editora UFLA, 2013.
SILVA, E. M.; TERENCE, A. C. F.; SANTOS, F. C. A.; ESCRIVÃO FILHO, E. A análise ambiental e as particularidades das pequenas e médias empresas: um estudo do setor moveleiro. In: Simpósio de Engenharia de Produção, 2005, Anais...Bauru: XII Simpep, 2005.
TIFFANY, P.; PETERSON, S. D. Planejamento Estratégico: o melhor roteiro para um planejamento estratégico eficaz. Rio de Janeiro: Campus, 1998.
TOALDO, A. M. M.; LUCE, F. B. Estratégia de marketing: contribuições para a teoria em marketing. Revista de Administração de Empresas, v. 46, n. 4, p. 25-35, 2006.
TRIVIÑOS, A. N. S. Introdução à pesquisa em ciências sociais: a pesquisa qualitativa em educação. São Paulo: Atlas, 1987.
TURETA, C.; LIMA, J. B. Estratégia como prática social: o estrategizar em uma rede interorganizacional. Revista de Administração Mackenzie, v. 12, n. 6, p. 76-108, 2011.
VERGARA, S. C. Métodos de Pesquisa em Administração. 2. ed. São Paulo: Atlas, 2006.
VIEIRA, V. A.; TIBOLA, F. Pesquisa qualitativa em marketing e suas variações: trilhas para pesquisas futuras. Revista de Administração Contemporânea, v. 9, n. 2, p. 9-33, 2005.
WHITTINGTON, R. Estratégia após o modernismo: recuperando a prática. Revista de Administração de Empresas, v. 44, n. 4, p. 44-53, 2004.
YIN, R. K. Estudo de caso: planejamento e métodos. 3. ed. Porto Alegre: Bookman, 2005.
DOI: https://doi.org/10.6034/693
Apontamentos
- Não há apontamentos.