Recrutamento e seleção para o cargo de gerente de loja no varejo: as percepções dos executivos em um estudo de multicasos na cidade de Diadema
Resumo
Palavras-chave
Texto completo:
PDFReferências
ABREU, Maria C. & MASETTO, M. T. O professor universitário em aula. São Paulo: MG Editores Associados, 1990
AGUIAR, M. A. F. Psicologia Aplicada à Administração. São Paulo: Atlas, 1989.
BARNARD, C. As funções dos executivos. São Paulo: Ed. Atlas, 1996
BOWDITCH, J. L. BUONO, A. F. Elementos de Comportamento Organizacional. São Paulo: Pioneira, 1992.
BRAGA, Clarissa Daguer, LIMA, Igor Lúcio Carvalho de. Transformações na Função Gerencial: a percepção dos Gestores de Recursos Humanos sobre o papel do gerente contemporâneo. Anais do ENGPR-I Encontro de Gestão de Pessoas e Relação do Trabalho, ANPAD-Associação dos programas de pós-graduação em Administração ,2007
CAMARA, P. B., GUERRA, P. B., RODRIGUES, J. V. Humanator: Recursos Humanos & Sucesso Empresarial. 5.ª ed. Lisboa: Publicações Dom Quixote. 2003
CARLSON, S. Executive behaviour. Uppsala, Sweden: Textguppen I Uppsala AB,1951.
CAVALCANTE, Ikeda. Atmosfera de Loja como um Elemento da Estratégia Varejista. Anais do 6º Congresso Latino-Americano no Varejo: Varejo e Desenvolvimento em Mercados Emergentes, 2011
CHAMIE,Beatriz Cavalcante,IKEDA,Ana Akemi,PARENTE,Juracy. Atmosfera de loja como um elemento da estratégia varejista. Revista Administração em Diálogo-PUCSP, v. 14, p. 1-31, 2012
CHANLAT, J. F. Ciências Sociais e Management: reconciliando o econômico e o social. São Paulo: Atlas. 2000
CHIAVENATO, Idalberto. Recursos Humanos: O capital humano das organizações. São Paulo: Atlas, 2006
CHIAVENATO, Idalberto. Administração: teoria, processo e prática. São Paulo: Makron, 1994. p. 102
CRISTINA,Juliana. Comércio de Diadema mostra expansão da economia local. DCI, 22/08/2011 . acesso em : http://www.dci.com.br/cidades/comercio-de-diadema-mostra-expansao-da-economia--local-id264267.html
COOPER, Donald R; SCHINDLER, Pamela S. Métodos de pesquisa em administração. 7ed. Porto Alegre: Bookman, 2003.
DRUCKER, Peter F. The Practice of Management. New York: Harper & Row, 1954
ECHEVESTE, S.; VIEIRA, B.; VIANA, D.; TREZ, G.; PANOSSO, C. Perfil do Executivo no Mercado Globalizado: Revista de Administração Contemporânea, São Paulo: 1999. FAYOL, H. Administração geral e industrial. São Paulo: Ed. Atlas, 1976.
FAVA,Rubens, Caminhos da Administração. Sao Paulo: Cengage Learning Editores, 2003
FREIRE, P., Pedagogia do Oprimido. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1987.
FILION, L.J. Empreendedorismo e Gerenciamento: processos distintos, porém complementares. Revista de Administração de Empresas Light. v.7 – n.3. pp. 2-7 – jul/set,2000
GIL, A. Carlos. Gestão de Pessoas: enfoque nos papéis profissionais. São Paulo: Atlas, 2007
GIL, A. Carlos. Administração de Recursos Humanos: um enfoque profissional. São Paulo: Atlas, 1994
GODOY,Arilda Schmidt. Introdução à pesquisa qualitativa e suas possibilidades. Revista de Administração de empresas São Paulo, v.35, n.2, p.-57-63, mar/abr.1995
GUERRA, Paulo. Administração de Vendas: O passo para a gerência. São Paulo: Ciência Moderna, 2007
HAIR, Joseph F.BABIN, Barry, MONEY, Arthur H., SAMOUEL, Phillip. Fundamentos de métodos de pesquisa em administração. Porto Alegre: Bookman, 2005
KATZ, Robert L. Skills of an effective administrator. Harvard Business Review, 1955. P 33 – 42
KOTLER, Philip. Administração de Marketing. 5ª ed. São Paulo: Atlas, 1998
LENZ, Ariana Kitzberger, KATO Heitor Takashi e MAFEZZOLLI, Eliane Cristine Francisco. A influencia das características do formato de aglomeração de varejo sobre a satisfação e a escolha do local de compra. Anais do 6º Congresso Latino-Americano no Varejo: Varejo e Desenvolvimento em Mercados Emergentes - CLAV 2012
LEO, P. Y.; PHILIPPE, J. (2002). Retail centers: location and consumer’s satisfaction. The Service Industries Journal 22, no. 1: 122–146.
LUCENA,Carlos Alberto. A teoria do Capital Humano: historia,trabalho e capacitação dos trabalhadores In: Congresso de Pesquisa e Ensino em Educação em Minas Gerais, 2.Uberlândia - MG. Anais... Uberlândia, 2003.
MARRAS, Jean Pierre. Administração de Recursos Humanos: do peracional ao estratégico. 3ª ed. São Paulo: Futura, 2000
MASSARA, F.; LIU, S. S.; MELARA, R. D. Adapting to a retail environment: modeling consumer- environment interaction. Journal of Business Research, v. 63, n. 7, p. 673-681, 2010
MAXIMIANO, Antônio César Amauri. Teoria Geral da Administração: da revolução urbana à revolução digital. 3ª ed. São Paulo: Atlas, 2002
MAXIMIANO, Antônio César Amauri. Introdução à Administração. 6ª ed. São Paulo: Atlas, 2006
MINTZBERG, Henry. The Nature of Managerial Work. New York: Harper & Row, 1973
MOURA, M. Os Segredos da Loja que Vende. São Paulo: Campos, 2003
MOTTA, Paulo R. Gestão contemporânea: a ciência e a arte de ser dirigente. Rio de Janeiro: Record, 1991.
NASSIF, Vânia Maria Jorge, AMARAL, Derly Jardim do, PRANDO, Rodrigo Augusto, LAGE, Maria Campos ,SOARES, Maria Thereza Rubim Camargo. A Universidade Desenvolve Competências Empreendedoras? Um Mapeamento das Práticas de Ensino Numa Universidade Brasileira Anais do III encontro de Ensino e Pesquisa em Administração e Contabilidade-ANPAD,2011
NEVES, João Adamor Dias and COSTA, Átila Mendes. Fatores de localização de postos de combustíveis em Fortaleza. Rev. adm. contemp. [online]. 2008, vol.12,
NICOLINI, Alexandre. Qual será o futuro das fábricas de administradores? RAE- VOL. 43 • Nº 2, ABR/MAIO/JUN/2003
PARENTE, Jurani. A Arte de Vender Sempre Mais.5.ed São Paulo: Premius Editora, 2006
PATTON, Michael Quinn. Qualitative evaluation and research methods 2.ed. California: Sage publications, 1990.
PENENGO, Miguel. O Papel do Gerente Público no Processo de Mudança. Revista do Serviço Público, N.1, 1997
POHLMANN,Marcelo Coletto, Contribuição ao estudo da classificação interdisciplinar da pesquisa tributária e do impacto da tributação na estrutura de capital das empresas no Brasil. São Paulo, 2005. 200f. Tese (de Doutorado em Ciências Contábeis) FEA-USP, São Paulo, 2005
ROESCH, Sylvia M. A. A Dissertação de Mestrado em Administração: proposta de uma tipologia. Revista de Administração da USP, São Paulo. 1996. p 75 – 83
ROBBINS, S. P. Administração: mudanças e perspectivas. São Paulo: Saraiva, 2002.
SAYLES, L. Managerial behaviour. New York: McGraw-Hill, 1964
SEGRE, L. M.; BASTOS, R. M. Modernização produtiva nos supermercados: a adoção de tecnologias de informação e comunicação. Revista de Administração de Empresas, São Paulo, Out./Dez., 2000. p. 72-83.
STEWART, R. Managers and their jobs. London: McMillan, 1967
TANG, C. S.; BELL, D. R.; HO, T.H. (2001), Store choice and shopping behavior: How price format works. California Management Review, Vol. 43 No. 2, pp. 56-74
TAYLOR, T. Princípios de administração científica. São Paulo: Atlas, 1976
TELLES, Renato. Considerações Sobre Tipificação da Investigação Científica e Pesquisa Qualitativa. Revista Álvares Penteado, São Paulo, 2001. p. 83 – 93
TURETA, César, TONELLI, Maria José e ALCADIPANI, Rafael, O gerente-Ciborgue: Metáforas do gestor “pós-humano”, O&S - Salvador, v.18 - n.58, p. 467-486 - Julho/Setembro - 2011 acesso pelo : www.revistaoes.ufba.br
TURLEY, L. W.; CHEBAT, J. C.. Linking retail strategy atmospheric design and shopping behaviour. Journal of Marketing Management, v. 18, n. 1, p. 125-144, 2002
VAN DER WAERDEN, P.; BORGERS, A.; TIMMERMANS, H. (1998), The impact of the parking situation in shopping centers on store choice behavior, GeoJournal, Vol. 45 No. 4, pp. 309- 315.
YIN, Robert K.. Estudo de caso: planejamento e métodos. 3. ed. Porto Alegre: Bookmam, 2005
DOI: https://doi.org/10.6034/707
Apontamentos
- Não há apontamentos.