Recrutamento e seleção para o cargo de gerente de loja no varejo: as percepções dos executivos em um estudo de multicasos na cidade de Diadema

SERGIO Roberto Silva, Marcelo Rabelo Henrique, Marcia Welita da Silva, Roberto Braga Duarte, RAFAEL CARRARO MARINI DE SOUZA

Resumo


Drucker (1954) compara o trabalho da gerência  ao trabalho do maestro. Esse, além de conduzir a orquestra, desempenha também o papel de intérprete. Assim, o gerente, pelo processo decisório, tem a responsabilidade de escolher os caminhos que a organização tem a executar, por meio de si próprio e principalmente de seus comandados. A pesquisa apresenta um estudo sobre a percepção dos executivos com relação ao processo de recrutamento e seleção para o cargo de gerente de loja no varejo da cidade de Diadema. A pesquisa é qualitativa do tipo estudo de multicasos (3 casos), com entrevistas com empresários do ramo varejista. A pesquisa identificou dificuldade de se encontrar candidatos à vaga de gerente de loja. Os executivos apontam o recrutamento interno a forma preferida de escolha de candidatos. Os entrevistados não listaram nem a metade das características de um gerente de loja, o que possibilita a criação de dificuldades para esse cargo

Palavras-chave


Gerente, gestão de pessoas, varejo, Diadema

Texto completo:

PDF

Referências


ABREU, Maria C. & MASETTO, M. T. O professor universitário em aula. São Paulo: MG Editores Associados, 1990

AGUIAR, M. A. F. Psicologia Aplicada à Administração. São Paulo: Atlas, 1989.

BARNARD, C. As funções dos executivos. São Paulo: Ed. Atlas, 1996

BOWDITCH, J. L. BUONO, A. F. Elementos de Comportamento Organizacional. São Paulo: Pioneira, 1992.

BRAGA, Clarissa Daguer, LIMA, Igor Lúcio Carvalho de. Transformações na Função Gerencial: a percepção dos Gestores de Recursos Humanos sobre o papel do gerente contemporâneo. Anais do ENGPR-I Encontro de Gestão de Pessoas e Relação do Trabalho, ANPAD-Associação dos programas de pós-graduação em Administração ,2007

CAMARA, P. B., GUERRA, P. B., RODRIGUES, J. V. Humanator: Recursos Humanos & Sucesso Empresarial. 5.ª ed. Lisboa: Publicações Dom Quixote. 2003

CARLSON, S. Executive behaviour. Uppsala, Sweden: Textguppen I Uppsala AB,1951.

CAVALCANTE, Ikeda. Atmosfera de Loja como um Elemento da Estratégia Varejista. Anais do 6º Congresso Latino-Americano no Varejo: Varejo e Desenvolvimento em Mercados Emergentes, 2011

CHAMIE,Beatriz Cavalcante,IKEDA,Ana Akemi,PARENTE,Juracy. Atmosfera de loja como um elemento da estratégia varejista. Revista Administração em Diálogo-PUCSP, v. 14, p. 1-31, 2012

CHANLAT, J. F. Ciências Sociais e Management: reconciliando o econômico e o social. São Paulo: Atlas. 2000

CHIAVENATO, Idalberto. Recursos Humanos: O capital humano das organizações. São Paulo: Atlas, 2006

CHIAVENATO, Idalberto. Administração: teoria, processo e prática. São Paulo: Makron, 1994. p. 102

CRISTINA,Juliana. Comércio de Diadema mostra expansão da economia local. DCI, 22/08/2011 . acesso em : http://www.dci.com.br/cidades/comercio-de-diadema-mostra-expansao-da-economia--local-id264267.html

COOPER, Donald R; SCHINDLER, Pamela S. Métodos de pesquisa em administração. 7ed. Porto Alegre: Bookman, 2003.

DRUCKER, Peter F. The Practice of Management. New York: Harper & Row, 1954

ECHEVESTE, S.; VIEIRA, B.; VIANA, D.; TREZ, G.; PANOSSO, C. Perfil do Executivo no Mercado Globalizado: Revista de Administração Contemporânea, São Paulo: 1999. FAYOL, H. Administração geral e industrial. São Paulo: Ed. Atlas, 1976.

FAVA,Rubens, Caminhos da Administração. Sao Paulo: Cengage Learning Editores, 2003

FREIRE, P., Pedagogia do Oprimido. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1987.

FILION, L.J. Empreendedorismo e Gerenciamento: processos distintos, porém complementares. Revista de Administração de Empresas Light. v.7 – n.3. pp. 2-7 – jul/set,2000

GIL, A. Carlos. Gestão de Pessoas: enfoque nos papéis profissionais. São Paulo: Atlas, 2007

GIL, A. Carlos. Administração de Recursos Humanos: um enfoque profissional. São Paulo: Atlas, 1994

GODOY,Arilda Schmidt. Introdução à pesquisa qualitativa e suas possibilidades. Revista de Administração de empresas São Paulo, v.35, n.2, p.-57-63, mar/abr.1995

GUERRA, Paulo. Administração de Vendas: O passo para a gerência. São Paulo: Ciência Moderna, 2007

HAIR, Joseph F.BABIN, Barry, MONEY, Arthur H., SAMOUEL, Phillip. Fundamentos de métodos de pesquisa em administração. Porto Alegre: Bookman, 2005

KATZ, Robert L. Skills of an effective administrator. Harvard Business Review, 1955. P 33 – 42

KOTLER, Philip. Administração de Marketing. 5ª ed. São Paulo: Atlas, 1998

LENZ, Ariana Kitzberger, KATO Heitor Takashi e MAFEZZOLLI, Eliane Cristine Francisco. A influencia das características do formato de aglomeração de varejo sobre a satisfação e a escolha do local de compra. Anais do 6º Congresso Latino-Americano no Varejo: Varejo e Desenvolvimento em Mercados Emergentes - CLAV 2012

LEO, P. Y.; PHILIPPE, J. (2002). Retail centers: location and consumer’s satisfaction. The Service Industries Journal 22, no. 1: 122–146.

LUCENA,Carlos Alberto. A teoria do Capital Humano: historia,trabalho e capacitação dos trabalhadores In: Congresso de Pesquisa e Ensino em Educação em Minas Gerais, 2.Uberlândia - MG. Anais... Uberlândia, 2003.

MARRAS, Jean Pierre. Administração de Recursos Humanos: do peracional ao estratégico. 3ª ed. São Paulo: Futura, 2000

MASSARA, F.; LIU, S. S.; MELARA, R. D. Adapting to a retail environment: modeling consumer- environment interaction. Journal of Business Research, v. 63, n. 7, p. 673-681, 2010

MAXIMIANO, Antônio César Amauri. Teoria Geral da Administração: da revolução urbana à revolução digital. 3ª ed. São Paulo: Atlas, 2002

MAXIMIANO, Antônio César Amauri. Introdução à Administração. 6ª ed. São Paulo: Atlas, 2006

MINTZBERG, Henry. The Nature of Managerial Work. New York: Harper & Row, 1973

MOURA, M. Os Segredos da Loja que Vende. São Paulo: Campos, 2003

MOTTA, Paulo R. Gestão contemporânea: a ciência e a arte de ser dirigente. Rio de Janeiro: Record, 1991.

NASSIF, Vânia Maria Jorge, AMARAL, Derly Jardim do, PRANDO, Rodrigo Augusto, LAGE, Maria Campos ,SOARES, Maria Thereza Rubim Camargo. A Universidade Desenvolve Competências Empreendedoras? Um Mapeamento das Práticas de Ensino Numa Universidade Brasileira Anais do III encontro de Ensino e Pesquisa em Administração e Contabilidade-ANPAD,2011

NEVES, João Adamor Dias and COSTA, Átila Mendes. Fatores de localização de postos de combustíveis em Fortaleza. Rev. adm. contemp. [online]. 2008, vol.12,

NICOLINI, Alexandre. Qual será o futuro das fábricas de administradores? RAE- VOL. 43 • Nº 2, ABR/MAIO/JUN/2003

PARENTE, Jurani. A Arte de Vender Sempre Mais.5.ed São Paulo: Premius Editora, 2006

PATTON, Michael Quinn. Qualitative evaluation and research methods 2.ed. California: Sage publications, 1990.

PENENGO, Miguel. O Papel do Gerente Público no Processo de Mudança. Revista do Serviço Público, N.1, 1997

POHLMANN,Marcelo Coletto, Contribuição ao estudo da classificação interdisciplinar da pesquisa tributária e do impacto da tributação na estrutura de capital das empresas no Brasil. São Paulo, 2005. 200f. Tese (de Doutorado em Ciências Contábeis) FEA-USP, São Paulo, 2005

ROESCH, Sylvia M. A. A Dissertação de Mestrado em Administração: proposta de uma tipologia. Revista de Administração da USP, São Paulo. 1996. p 75 – 83

ROBBINS, S. P. Administração: mudanças e perspectivas. São Paulo: Saraiva, 2002.

SAYLES, L. Managerial behaviour. New York: McGraw-Hill, 1964

SEGRE, L. M.; BASTOS, R. M. Modernização produtiva nos supermercados: a adoção de tecnologias de informação e comunicação. Revista de Administração de Empresas, São Paulo, Out./Dez., 2000. p. 72-83.

STEWART, R. Managers and their jobs. London: McMillan, 1967

TANG, C. S.; BELL, D. R.; HO, T.H. (2001), Store choice and shopping behavior: How price format works. California Management Review, Vol. 43 No. 2, pp. 56-74

TAYLOR, T. Princípios de administração científica. São Paulo: Atlas, 1976

TELLES, Renato. Considerações Sobre Tipificação da Investigação Científica e Pesquisa Qualitativa. Revista Álvares Penteado, São Paulo, 2001. p. 83 – 93

TURETA, César, TONELLI, Maria José e ALCADIPANI, Rafael, O gerente-Ciborgue: Metáforas do gestor “pós-humano”, O&S - Salvador, v.18 - n.58, p. 467-486 - Julho/Setembro - 2011 acesso pelo : www.revistaoes.ufba.br

TURLEY, L. W.; CHEBAT, J. C.. Linking retail strategy atmospheric design and shopping behaviour. Journal of Marketing Management, v. 18, n. 1, p. 125-144, 2002

VAN DER WAERDEN, P.; BORGERS, A.; TIMMERMANS, H. (1998), The impact of the parking situation in shopping centers on store choice behavior, GeoJournal, Vol. 45 No. 4, pp. 309- 315.

YIN, Robert K.. Estudo de caso: planejamento e métodos. 3. ed. Porto Alegre: Bookmam, 2005




DOI: https://doi.org/10.6034/707

Apontamentos

  • Não há apontamentos.