Dimensões da Orientação Empreendedora de Gestores de Pequenas e Médias Empresas e o Processo de Internacionalização. http://dx.doi.org/10.21714/19-82-25372017v11n1p219

Jeferson dos Santos, Anderson Luis Saber Campos

Resumo


O objetivo central deste estudo é investigar quais dimensões da orientação empreendedora de gestores de Pequenas e Médias Empresas (PME’s) explicam o processo de internacionalização da empresa. A pesquisa foi realizada com quatro empresas do município de São Bernardo do Campo: duas com alguma experiência no mercado externo e duas sem nenhuma experiência. Buscou-se identificar a influência das principais dimensões da orientação empreendedora (inovatividade, assunção de riscos, proatividade, autonomia e agressividade) através da sua presença no principal gestor e a estratégia de internacionalização utilizada. O resultado sugere um papel relevante para a dimensão proatividade.


Palavras-chave


Orientação Empreendedora, Teorias de Internacionalização, Pequenas e Médias Empresas, Exportação.

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DOI: https://doi.org/10.6034/851

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