Estratégia de Atuação em Rede de Negócios: Estudo de Caso no Pequeno Varejo de Alimentos
Resumo
Palavras-chave
Referências
ANSOFF, H. I.; MCDONNELL, E. J. Implantando a administração estratégica. São Paulo: Atlas, 1993.
ABRAS - Associação Brasileira de Supermercados. Pesquisa ranking ABRAS 2010. São Paulo: ABRAS, 2011. Disponível em: . Acesso em: 12 maio 2011.
ASPB – Associação dos Supermercados da Paraíba. Pesquisa de redes - Setor busca crescimento sustentável. 2008. Disponível em: . Acesso em: 11 maio 2011.
BOAVENTURA, J. M. G.; SIQUEIRA. J. P. L. As estratégias de redes de negócios. In: SEMEAD, X, São Paulo, 2007. Anais... São Paulo: FEA-USP, 2007. Disponível em: . Acesso em: 11 abr. 2011.
FERNANDES, B. H.; BERTON, L. H. Administração estratégica - Da competência empreendedora à avaliação de desempenho. São Paulo: Saraiva, 2005.
GERANEGOCIO. O que é rede de negócios. 2011. Disponível em: . Acesso em: 15 abr. 2011.
LIMA FILHO, D. de O.; MAIA, F. S.; SPROESSER, R. L.; MORAES, F.; MORAES, R. Redes de cooperação no varejo alimentar de vizinhança: percepções dos associados. Gestão & Produção, São Carlos, v. 13, n. 2, p. 311-324, maio - ago. 2006.
LOPES.; NEVES.; CONSOLI.; MARCHETTO. Estratégias de rede de empresas: O associativismo no pequeno varejo alimentar. In: SEMINÁRIOS DE ADMINISTRAÇÃO DA FEA-USP, VII. São Paulo, 2004. Anais... São Paulo: FEA-USP, 2004.
MINTZBERG, H.; AHLSTRAND, B.; JOSEPH, L. Safári de estratégia - Um roteiro pela selva do planejamento estratégico. São Paulo: Artmed, 1998.
NEVES, M. F. Um modelo para planejamento de canais de distribuição no setor de alimentos. 193 f. Tese (Doutorado em Administração) – Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade, Universidade de São Paulo. São Paulo, 1999.
OLAVE, M. E. L.; AMATO NETO, J. Redes de cooperação produtiva: uma estratégia de competitividade e sobrevivência para pequenas e médias empresas. Gestão e Produção, São Carlos, v. 8, n. 3, p. 289-318, dez. 2004.
PARENTE, J. Varejo no Brasil: gestão e estratégia. São Paulo: Atlas, 2000.
PORTER, M. Estratégia competitiva - Técnicas para análise de indústrias e da concorrência. Rio de Janeiro: Campus, 1986.
REBOUÇAS, D. P. Planejamento estratégico. São Paulo: Atlas, 2002.
ROSSETO.; ROSSETO. Comportamento estratégico segundo a teoria de Miles e Snow em empresas familiares na construção civil: Um estudo multicaso. In: COSTA, B. K.; ALMEIDA, M. I. (Coords.). Estratégia - Perspectivas e aplicações. São Paulo: Atlas, 2002.
SALIM, C. S.; NASAJON, C.; SALIM, H.; MARIANO, S. Administração empreendedora - Teoria e prática usando estudos de casos. Rio de Janeiro: Elsevier, 2004.
SEBRAE-SP – Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas. Impacto da expansão das grandes redes de supermercados na atividade dos minimercados e mercearias da Região Metropolitana de São Paulo. São Paulo: SEBRAE-SP, 2004. Disponível em: . Acesso em: 02 abr. 2011.
SERRA, F.; TORRES, M. C.; TORRES, A. P. Administração estratégica - Conceitos, roteiro prático e casos. Rio de Janeiro: Reichmann e Affonso, 2004.
SMART. Rede Smart. 2011. Disponível em: . Acesso em: 04 mar. 2011.
SOUZA, A.; JANEIRO, P.; GONÇALVES, S. C. P. Cooperação empresarial e trabalho cooperativo. 2001. Disponível em: . Acesso em 22 abr. 2011.
STONE, K. E. Competing with the retail giants - How to survive in the new retail landscape. New York: Willey & Sons, 1995.
VALERIANO, D. L. Gerenciamento estratégico e administração por projetos. São Paulo: Pearson Education, 2001.
VIEIRA, L. M.; CÂNDIDO, G. A.; SILVA, A. B. Aplicação dos conceitos de redes inter-organizacionais no setor varejista: uma aplicação dos conceitos de brokers e operadores logísticos em empresas distribuidoras de alimentos. In: CONGRESSO LATINO AMERICANO DE ESTRATÉGIA, 17, 2004, Anais... Camboriú, SLADE, 2004.
WITTMANN, M. L.; NEGRINI, F.; VENTURINI, T. As redes empresariais como alternativa para aumentar a competitividade das empresas do setor de comércio varejista. In: ENCONTRO DE ESTUDOS DE ESTRATÉGIA, I, 2003, Curitiba. Anais... Rio de Janeiro: ANPAD, 2003. Disponível em: . Acesso em: 18 abr. 2011.
WRIGHT, P.; KROLL, M.; PARNELL, J. Administração estratégica. São Paulo: Atlas, 2000.
DOI: https://doi.org/10.6034/327
Apontamentos
- Não há apontamentos.